Chicão participa da abertura da XVI Fipa ao lado da vice-governadora Hana Ghassan e vice-presidente Geraldo Alckmin.

O presidente da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), deputado Chicão, foi um dos convidados especiais para a abertura da XVI Feira da Indústria do Pará (Fipa), na noite desta quarta-feira (22). Organizado pela Federação das Indústrias do Estado (Fiepa), o evento, realizado no Hangar – Centro de Convenções, em Belém, contou com a presença do presidente da Fiepa, Alex Carvalho; do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e da vice-governadora do Estado, Hana Ghassan, representando o presidente Lula e o governador Helder Barbalho, respectivamente.

Chicão fez as honras da Casa de Leis do Pará acompanhando a chegada do vice-presidente desde a sua chegada à capital paraense, na Base Aérea de Belém. “Estamos honrados de poder participar de mais uma edição da Feira, que sabemos e reconhecemos, é de grande importância para a discussão de novas formas de desenvolver nosso estado. A indústria paraense é responsável por 46,37% do que é produzido na Amazônia, então, como chefe do Poder Legislativo estadual, precisamos estar aqui para acompanhar o que vem sendo feito pelo setor”, declarou. 

Geraldo Alckmin afirmou, na ocasião, que o Brasil é o grande protagonista da questão da sustentabilidade e que o país detém a energia mais limpa e renovável do mundo. “Fiquei muito feliz pelo convite e por poder estar aqui. Não conhecia a FIPA, essa belíssima feira da indústria, aqui do Pará”, afirmou.

O tema da Fipa deste ano é “Negócios e Sustentabilidade na Amazônia”. A edição conta com 40% dos expositores inscritos pela primeira vez no evento. “A inclusão de tantos novos participantes reforça a crescente importância da Fipa como plataforma para empresas que buscam se destacar no mercado e apresentar seus produtos. Essa diversidade promete trazer uma gama ainda maior de serviços e ideias inovadoras para o público visitante”, afirmou o presidente da Fiepa, Alex Carvalho. De acordo com ele, houve um recorde de número de expositores em 2024. 

No discurso de abertura, Alex Carvalho lançou o projeto Jornada COP+. A intenção é discutir iniciativas relacionadas à bioeconomia, reforma tributária, infraestrutura e outros temas. O projeto deve durar um ano e meio, culminando na COP 30, em novembro de 2025.

O governo do Pará está representado na Fipa, ainda, pelas secretarias de Turismo (Setur), Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) e pelo Banpará.

Congresso técnico

Na quinta e sexta-feira, dias 23 e 24, a Fipa contará com o Congresso Técnico, que terá participação de 50 palestrantes e um público de pelo menos mil participantes. 

A Fipa é realizada a cada dois anos, composta por uma feira de exposição de produtos, maquinários e serviços de pequenas, médias e grandes indústrias locais, nacionais e multinacionais. Conta ainda com diversas apresentações culturais, encontros técnicos, palestras e fóruns, rodadas de negócios, premiações, torneio de inovação e soluções tecnológicas.

Informações: AID – Comunicação Social/ALEPA