Sávio Barbosa - Deputada Paula Gomes promove sessão especial para debater o turismo no Pará.

Categorias

Mais Lidas

Deputada Paula Gomes promove sessão especial para debater o turismo no Pará.

A Assembleia Legislativa do Estado do Pará realizou na manhã desta quinta-feira (14), uma Sessão Especial, que debateu o desenvolvimento do turismo amazônico. A solenidade foi proposta pela deputada Paula Gomes, presidente da Comissão de Turismo e Esporte do Poder Legislativo.

Discutir sobre como desenvolver o turismo amazônico, movimentar a economia gerando emprego e renda, é fundamental para alavancar o turismo paraense. O Pará tem grande potencial turístico e atrai visitantes de vários estados e de outros países. Alguns municípios pontuais, a exemplo de Salinas, no Nordeste do Estado, já possuem seus destinos consolidados. A Comissão tem a proposta de discutir, junto com os órgãos que representam a sociedade civil, como explorar mais as potencialidades do estado, bem como as da Amazônia, ainda pouco exploradas.

 “É a primeira vez que estamos falando desse tema numa Sessão Especial, onde vamos fazer um trabalho de políticas públicas para o avanço do turismo no Pará. Há profissionais do Turismo que são essenciais para o desenvolvimento desse assunto tão importante em nosso Estado. O turismo ainda necessita ser muito discutido, vamos encontrar muitas estratégias para colaborar com ele aqui no Estado”, disse a deputada Paula Gomes. A parlamentar ainda defende que é primordial traçar planejamento para o tema abordado. “Temos praias, lagoas, belezas naturais incríveis. Além disso, temos o artesanato típico da região, assim como o turismo histórico e religioso, ainda muito pouco explorados. Que a gente possa discutir mais o assunto com o Governo do Estado, prefeitos e empresários dos municípios da região, além de todo o segmento turístico, para enriquecer o debate”, completou.
O Turismo no Pará:
A Secretaria de Estado de Turismo do Pará (Setur) investe na potencialidade turística do Estado. Seu objetivo é crescer em 2% o número de turistas em visita ao Pará em 2019 e em 10% até 2022. Com isso, o Governo do Estado implementou ações pontuais e específicas que envolvem planejamento, investimento, produtos turísticos, qualificação, acessibilidade e infraestrutura em todas as regiões do Pará.
Comissão de Turismo e Esporte da Alepa:
Conceitua sobre assuntos referentes aos esportes e turismo em geral e deve realizar, estimular ações, debates e conferências que visam o intercâmbio e o desenvolvimento esportivo e turístico do Estado. A Comissão deve propor e sugerir ao Poder Público Federal, Estadual e Municipal as medidas indispensáveis à prática do esporte, e manter constante relacionamento com as instituições públicas e privadas, visando ao planejamento e desenvolvimento turístico do Estado.
Informações Comunicação ALEPA