As obras na Casa do Povo contemplam acessibilidade e adequações para conforto aos deputados, servidores e principalmente aos cidadãos.
As obras na Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA), foram iniciadas em julho de 2021 para garantir o bem-estar no atendimento ao público e melhorar as condições dos locais de trabalho dos servidores e deputados. O presidente, deputado Chicão está promovendo a maior reforma já vista na Casa.
Na última sexta-feira (19), o deputado Chicão junto com equipe técnica da obra, fiscalizaram as dependências de boa parte da reforma e ficou feliz com o andamento dos trabalhos.
“A finalidade é justamente organizar a Assembleia em termos de espaços e garantir acessibilidade. É impossível um poder que tem que dar exemplo para a sociedade, que cobra dos outros poderes, que aprova leis, não ter o mínimo de condições de trabalho, além conforto aos usuários e melhores condições aos servidores”, afirmou o presidente.
A ausência de acessibilidade na sede do Parlamento Paraense é uma cobrança histórica, o presidente da Alepa, deputado Chicão, vem combatendo desde o início de sua gestão, para tornar o local mais inclusivo e acessível aos cidadãos.
A grande reforma atende à Lei de Acessibilidade, previstas na Lei 13.146/2016, sobre a Inclusão da Pessoa com Deficiência. Entre as principais adequações estão as melhorias nos banheiros, com instalações de barras de apoio, portas de acesso com condições ideais, lavatórios acessíveis, pisos com acabamentos naturais, áreas internas de giro e manobra em dimensões de 1.50m; seguindo recomendações da Associação Brasileira de Normas Técnicas – a NBR 9050.
A Casa de Leis vai contar com elevadores para facilitar o acesso de cadeirantes, de idosos ou de pessoas com mobilidade reduzida. A arquiteta Sônia Soares, Diretora Administrativa do Legislativo Estadual é responsável pelas obras.
As obras incluem ainda a reestruturação dos espaços internos, que além de reformas em diversos departamentos e gabinetes, vão proporcionar modernização e melhores condições de trabalho.
Informações: Comunicação AID/ALEPA | Fotos: Guilherme Thorres