O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) iniciou, nesta segunda-feira, (29), as inscrições do Programa Social CNH Pai D’égua. Além das inscrições online, o órgão também está disponibilizando atendimento itinerante presencial nas carretas do programa. O objetivo é garantir que todos os candidatos, inclusive os que não têm acesso à Internet, consigam efetivar a inscrição.
Nesta primeira etapa, as inscrições são destinadas apenas às pessoas que residem em Belém. Ao todo, 20 mil vagas serão asseguradas para a capital paraense durante o período de inscrição, que segue até o dia 7 de fevereiro. Para facilitar o acesso ao programa o Detran disponibilizou três carretas itinerantes em Belém e nos distritos de Mosqueiro e Outeiro, onde há maior concentração populacional.
Segundo a diretora-geral do Detran, Renata Coelho, a expectativa é preencher todas as vagas ao longo desses 10 dias de inscrição para garantir que todas as pessoas possam ser atendidas pelo programa. “Criamos todas as condições, divulgando o edital com antecedência, criando o acesso online e também disponibilizando as carretas itinerantes equipadas para que os candidatos possam assegurar a sua inscrição e terem a oportunidade de seguir nas próximas etapas do programa”, explica.
Serviço – Para quem vai fazer a inscrição no formato online, basta acessar o endereço eletrônico do Programa e inserir os dados pessoais solicitados pelo sistema. Já as pessoas que procurarem o atendimento presencial nas carretas devem levar os documentos pessoais, como carteira de identificação com foto e CPF, além do comprovante de inscrição no CadÚnico até setembro de 2023, comprovante de residência atualizado, CNH impressa para casos de adição e mudança de categoria, além de contato de telefone e e-mail.
Em Belém, o atendimento presencial ocorre na praça Dom Pedro II, na Cidade Velha. Em Outeiro a carreta está no Pistão da Água Boa e, em Mosqueiro, na praça do Carananduba. Nos três locais, o atendimento presencial ocorre diariamente, até 7 de fevereiro, das 8h às 18h.
O Programa – O CNH Pai D’égua é um programa do Governo do Estado, coordenado pelo Detran, destinado a pessoas de baixa renda. Os candidatos selecionados terão acesso gratuito à Carteira Nacional de Habilitação sem precisar pagar autoescola e nenhuma taxa de serviço do Detran durante todo o processo de habilitação. O objetivo é assegurar aos 60 mil beneficiários mais oportunidade de trabalho e incremento da renda familiar.
O cronograma geral das inscrições nas outras regiões de trânsito com os respectivos municípios pode ser acessado no site do programa.
Informações: Agência Pará