Sávio Barbosa - Dilvanda Faro solicita implantação de centro de tratamento para hemodiálise em Abaetetuba.

Categorias

Mais Lidas

Dilvanda Faro solicita implantação de centro de tratamento para hemodiálise em Abaetetuba.

A deputada estadual Dilvanda Faro (PT) protocolou, nesta terça-feira (25), na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), a moção n° 366/2021 referente à solicitação de implantação, em caráter de urgência, de um Centro de Tratamento de Hemodiálise no município de Abaetetuba. A moção direcionada os Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), visa atender uma demanda dos pacientes renais crônicos que tiveram situação agravada pela pandemia do novo coronavírus.

A hemodiálise é um tratamento que consiste na remoção do líquido e substâncias tóxicas do sangue. A terapia de substituição renal é realizada em pacientes portadores de insuficiência renal crônica ou aguda, já que nesses casos o organismo não consegue eliminar tais substâncias devido à falência dos mecanismos excretores renais.

A situação dos renais crônicos na cidade foi agravada após a chegada do novo coronavírus ao município. A insuficiência renal é um dos agravamentos da doença. Por conta da falta de aparelhos, pacientes com covid-19 que apresentam problemas renais estão ficando sem tratamento.

“A garantia desse serviço é tão essencial para a vida dos pacientes que necessitam do tratamento de hemodiálise e que acabavam tendo a necessidade de se deslocar para Belém. Queremos evitar que essas pessoas possam até perder a vida pela falta de oportunidade de ter esses serviços”, ressalta a parlamentar.

A instalação de um Centro de Hemodiálise vai assegurar um tratamento humanizado com qualidade, garantindo assistência em saúde e atenção para as pessoas em tratamento.