Uma foto que circula nas redes sociais mostra embalagens de medicamentos com a seguinte mensagem: “Grave denúncia de que o governador do Pará está com toneladas de azitromicina e hidroxicloroquina presos num galpão da Sespa enquanto o povo morre com a receita nas mãos sem acesso à medicação”. Porém, a afirmativa é falsa e foi desmentida pela Secretaria de Saúde do Estado do Pará:
A Sespa informa que é fake news a informação de que comprimidos de Cloroquina e Azitromicina estão presos em um galpão. Os medicamentos foram distribuídos para hospitais do Estado, municípios e rede particular para salvar vidas. pic.twitter.com/Q49ap2Q6WP
— Sespa Pará (@SespaPara) April 29, 2020
No dia 7 de abril, o governador Helder Barbalho publicou uma mensagem anunciando a distribuição de 74,9 mil comprimidos de azitromicina (500mg) e 90,7 mil comprimidos de hidroxicloroquina (400mg) em hospitais com capacidade de atender pacientes de Covid-19 na rede pública e privada.
Helder esclareceu que os medicamentos serão utilizados apenas dentro dos hospitais e seguindo critérios médicos. Ou seja, não seriam distribuídos em farmácias. Algumas publicações com a mensagem falsa utilizam, ainda, as mesmas fotos divulgadas na rede social do governador:
Hoje começam a ser distribuídos, para hospitais com capacidade de atender pacientes de covid-19 na rede pública e privada, 74,9 mil comprimidos de azitromicina (500mg) e 90,7 mil comprimidos de hidroxicloroquina (400mg). pic.twitter.com/LG2cAJhZcY
— Helder Barbalho (@helderbarbalho) April 7, 2020
Em nota, o governo do Pará informa que os medicamentos foram distribuídos aos 11 hospitais regionais do Pará, unidades municipais da região metropolitana de Belém, Monte Alegre, Juruti, Jacundá, Santarém, Breves, Altamira, Marabá, Ponta de Pedras, entre outras, além dos hospitais particulares.