As pessoas privadas de liberdade da Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP) iniciaram os serviços de limpeza e manutenção de espaços públicos de Ananindeua através do projeto “Conquistando a Liberdade”. O lançamento aconteceu na manhã desta quinta-feira (22), com a presença do Prefeito de Ananindeua, Dr. Daniel Santos, juntamente com autoridades municipais e estaduais.
A iniciativa é pioneira no município e será realizada através da parceria entre a Prefeitura, através da Secretaria de Gestão de Governo, e Secretaria de Administração Peniténciaria – Seap. A primeira ação de limpeza foi realizada hoje na Praça do Aurá.
Neste primeiro momento, 25 reeducandos realizarão trabalhos de limpeza, pintura e revitalização no município durante duas semanas. Eles são internos do regime semi-aberto da Colônia Penal Agrícola de Santa Isabel (CPASI), que passaram por uma triagem para serem considerados aptos a participar de projetos “extramuros” dos Sistema Penal do Estado.
Durante o discurso no lançamento do Projeto, o prefeito de Ananindeua, Dr. Daniel, reiterou a importância da iniciativa e anunciou o lançamento de um programa que irá disponibilizar mais oportunidade de emprego aos reeducandos que trabalharem no município após o cumprimento de pena.
“Acabando a pena, pretendemos integrar ao quadro de trabalhadores do município de Ananindeua, esses internos que estão oportunizando espaços públicos e ruas mais limpos. Assim poderemos dar além de emprego, dignidade para eles poderem trabalhar e cuidar da família deles e da nossa sociedade”, ressaltou o prefeito Dr. Daniel.
O cronograma de trabalho do grupo de pessoas privadas de liberdades foi organizado pela Secretaria de Urbanismo do Município. “A Seurb toma conta de limpeza pública e todo o trabalho dos internos será fiscalizado por servidores da Seurb que, também irá disponibilizar todo equipamento e maquinário utilizados por eles”, destacou o secretário de urbanismo, Jocé Raimundo Cardoso.
O “Conquistando a liberdade” é referência nacional, com trabalhos que utilizam a mão de obra prisional em favor da sociedade. Os participantes também são beneficiados com a remição de pena.
“Estamos fechando convênio com 25 internos do Sistema para que eles possam atuar em mutirões de limpeza de praças, ruas. A ideia é daqui a um tempo aumentarmos o número de internos neste projeto”, explicou Paulo Cunha, coordenador de trabalho da diretoria de reinserção social da Seap.
Parcerias com a Seap:
Em fevereiro deste ano, a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (Semcat) da prefeitura de Ananindeua firmou uma parceria com outro projeto da Seap, a Fábrica Esperança. Neste caso, 9 egressos do sistema penal, que estão em cumprimento de pena no regime aberto, foram contratados para os serviços de Roçador, Pintor, Carpinteiro, Encanador, Pedreiro e Ajudante de Pedreiro.
A proposta é inovadora e pioneira no Brasil e a Semcat além de promover à contratação a reinserção social, o objetivo é dar a essas pessoas uma chance de recomeçar a vida de forma digna, com a oportunidade de emprego, geração de renda e todos os direitos trabalhistas garantidos dentro do município.
Informações Comus/PMA