A deputada federal Elcione Barbalho indicou, somente nesse primeiro semestre de 2020, mais de 30 milhões de reais em recursos para cidades em diversas regiões do Estado do Pará. Os valores foram destinados a obras e melhorias em várias áreas, mas principalmente para a saúde, infraestrutura e educação. Ao todo foram 41 municípios beneficiados, uma conquista para a população, pois cada uma das indicações atendeu aos anseios dos prefeitos e de representantes das comunidades municipais.
“Isso é dinheiro público, e com dinheiro que é do povo temos que ter cuidado, colocar onde o povo realmente precisa. E o mais importante: prestar conta”.
Elcione atendeu reivindicações de prefeitos e comunidades, que foram representadas por lideranças recebidas em seu gabinete – tanto em Brasília como em Belém, onde a deputada faz questão de manter um atendimento para aqueles que não conseguem chegar ao Distrito Federal, devido a distância.
Na saúde, maior demanda da população, os recursos foram destinados para a implantação e reforma de postos de saúde, unidades básicas de saúde, aquisição de equipamentos e manutenção e realização de despesas correntes, aquisição de material de consumo médico-hospitalar, melhorias no atendimento de média e alta complexidade e ainda a aquisição de ambulâncias, o que ajuda muito a questão do transporte de doentes do interior que precisam de tratamento específico; e também para combate à pandemia causada pelo novo coronavírus. Ao todo, foram R$ 24. 640.454,00 colocados para melhorar a saúde em todo o Pará.
Outra área muito solicitada pela população é a infraestrutura. Elcione deu uma atenção especial e destinou valores para a recuperação de estradas vicinais, pavimentação asfáltica de vias urbanas em diversos municípios, construção e recuperação de pontes.
Para a área da educação, setor de extrema importância para o crescimento de um município – “investir em educação, é investir diretamente em pessoas, e a vida de pessoas transformadas, transforma o mundo“-, o valor destinado chegou a R$ 4.500.000,00, para aquisição de ônibus escolares, reforma e ampliação de colégios públicos e reorganização do Colégio Militar de Belém.