Érico Pimenta é favorito na disputa pela Prefeitura de Uruará.

A empresa Destak realizou entre os dias 3 e 7 de setembro, uma nova pesquisa de intenções de votos para a Prefeitura de Uruará, no sudoeste do Pará. O levantamento, que entrevistou 420 eleitores de forma individual e domiciliar, mostra Érico Pimenta (MDB) como o favorito, consolidando sua liderança tanto na intenção de voto espontânea quanto na estimulada. A margem de erro da pesquisa é de 4,4%, com um intervalo de confiança de 95%.

Voto espontâneo

Na intenção de voto espontânea — quando os eleitores mencionam seu candidato sem a apresentação de uma lista — Erico Pimenta lidera com 38% das menções, seguido por Carlinhos do Aparecido (PSD) com 24%. Matheus Sousa (PL) aparece em terceiro com 10%, e o professor Deney (PT) tem 5%. A pesquisa também revela que 23% dos eleitores ainda não decidiram seu voto ou preferiram não responder.

Voto estimulado

Quando os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores, Erico Pimenta chega a 41% das intenções de voto, ampliando a diferença sobre Carlinhos do Aparecido, que vai a 26%. Matheus Sousa mantém os mesmos 10%, enquanto o professor Deney aparece com 5%. Os candidatos Professor Avanildo Moreira (NOVO) e Tassio Henrique (Agir) têm 1% cada. Nesse cenário, o índice de indecisos cai para 16%.

Votos válidos

Ao considerar os votos válidos, que excluem brancos e nulos, a vantagem de Pimenta se consolida ainda mais: ele alcança 49% das intenções de voto, contra 31% de Carlinhos do Aparecido. Matheus Sousa registra 12%, o professor Deney 6%, e tanto Professor Avanildo quanto Tassio Henrique mantêm 1% cada.

Rejeição

No quesito rejeição, tanto Erico Pimenta quanto Carlinhos do Aparecido são mencionados por 16% dos eleitores como candidatos nos quais não votariam de forma alguma. O professor Deney aparece com 9% de rejeição, enquanto Tassio Henrique e Matheus Sousa possuem 6% cada. Professor Avanildo Moreira tem 5% de rejeição, e 41% dos entrevistados afirmam que não sabem ou não quiseram responder.

Aprovação do prefeito

A gestão do atual prefeito de Uruará, Gilsinho, é aprovada por 54% dos entrevistados, enquanto 19% a desaprovam. Uma parcela significativa de 27% não soube ou preferiu não opinar. Esses números indicam que a administração atual possui uma aceitação relativamente de regular positivo para bom. 

Próximo prefeito

Quando questionados sobre quem será o próximo prefeito de Uruará, independentemente de sua intenção de voto, 40,9% dos eleitores acreditam que Erico Pimenta será eleito. Carlinhos do Aparecido é mencionado por 26,6%, Matheus Sousa por 8,5% e o professor Deney por 4,6%. A pesquisa ainda aponta que 18,9% dos eleitores estão indecisos sobre quem vencerá.

Intenção de votos

A pesquisa também investigou a solidez do eleitorado de Uruará. Segundo o levantamento, 62,7% dos eleitores afirmam que seu voto é definitivo, ou seja, não mudarão de candidato até o dia da eleição. Outros 18,5% dizem que dificilmente mudarão de opinião, enquanto uma parcela equivalente ainda pode mudar de candidato até o pleito.