Em meio ao debate público sobre a circulação dos ônibus elétricos em Belém, a vereadora Professora Silvia Letícia subiu à tribuna da Câmara Municipal de Belém nessa quarta-feira (11) para informar que oficializou a Secretaria de Mobilidade Urbana (SEMOB) solicitando informações, após acordo firmado entre prefeitura e TCM, acerca de quando os ônibus elétricos de fato começarão a circular em Belém. No referido documento, a vereadora pede também informações sobre as definições de rotas e linhas (itinerários), a contratação de funcionários especializados, questões relativas à manutenção e guarda de veículos, bem como a definição do local para implantação dos carregadores.
“Depois de tanta polêmica sobre o assunto e não havendo mais impeditivo legal para a circulação dos ônibus elétricos em Belém, queremos de fato saber quando esses ônibus vão circular e estarão disponíveis para a população, que está cansada dessa situação e quer usufruir do serviço”, declarou a vereadora.
Quanto aos mais de 40 ônibus recebidos pelas empresas de ônibus e que estão guardados nas garagens dos empresários, a vereadora também usou a tribuna para exigir uma providência do executivo municipal sobre o assunto. “A prefeitura é o poder concedente, cabe a ela exigir das empresas a circulação e a disponibilidade desses ônibus para atender as necessidades da população. Se as empresas não colocam os ônibus para funcionar, ônibus esses que a população de Belém pagou em forma de isenção de impostos dados pela prefeitura de Belém aos empresários, então a prefeitura deve ter a coragem de intervir nas empresas, cassando suas concessões, revertendo e incorporando esses ônibus na frota municipal que o prefeito afirma que está sendo organizada”, concluiu.