Forças políticas querem Priante candidato à Prefeitura de Belém.

Os bastidores da política na capital anda fervendo, tanto no ninho dos tucanos, quanto no grupo do Governo, onde fica indefinição dos nomes na disputa. Até então, único nome já anunciado no tabuleiro é de Edmilson Rodrigues (PSOL) que vem compondo uma frente da esquerda.

Já no tabuleiro dos emedebistas anda agitado sobre a indefinição na escolha do nome para disputar as eleições esse ano com o apoio do Governador Helder Barbalho. O MDB de Belém a grande maioria, até entre os que atuam no governo do estado, defendem a indicação do deputado federal José Priante como pré-candidato à prefeitura de Belém.

Diversas forças políticas já estão mexendo suas peças e começando a conversar sobre as devidas alianças. Vereadores e deputados são unânimes em apoiar a pré-candidatura do deputado federal Priante. Os emedebistas pedem que o governador olhe para dentro de seu partido e observe que nunca o MDB esteve tão próximo de emplacar a prefeitura da capital como agora. Em vista disso, por isso surge o nome de Priante, que já disputou uma eleição à prefeitura, e foi o único da história em ir para o segundo turno, na época contra Duciomar Costa que se reelegeu em 2008.

Figuras importantes do governo e do partido observam que o governador precisa tomar uma decisão urgente e acertada. Para muitos hoje o nome de maior confiança e força de aglutinação é de Priante, onde para muitos um fiel emedebista nos bons e maus momentos do partido. Informações são de que já há uma frente de deputados estaduais organizados para ir até o governador e apresentar o nome de Priante para ser o escolhido do grupo governamental.

Como escutei de um político de peso aí. “Helder não precisa alimentar mais uma serpente que lá na frente pode lhe abocanhar. Hoje o grupo tem nome fiel de força pra participar do jogo eleitoral fortemente em Belém. Essa história de que Edmilson teria apoio de Helder não se confirma, até porque para muitos ainda não se ver uma aliança consolidada e fiel ao governador”.

Alguns até desafiam Edmilson e o PSOL a caminhar lado a lado de Helder nas eleições mostrando de fato uma aliança. O MDB não quer amante, nem namorada de ocasião. Ele quer um casamento com o mínimo de estabilidade para as próximas eleições.