As medidas mais restritivas anunciadas pelo Governo do Pará, em conjunto com as prefeituras da Região Metropolitana de Belém, para conter a propagação do novo coronavírus, ocorrem em meio ao momento mais duro da pandemia de covid-19 desde seu início, há um ano.
O Brasil atingiu a marca de 255 mil mortes e 10,5 milhões de contaminados, dos quais, quase 9 mil óbitos no estado do Pará. As medidas foram anunciadas pelo próprio governador na noite de terça-feira (2).
Helder debateu com os prefeitos dos municípios paraenses o conteúdo do novo decreto com medidas para conter o avanço da doença e diminuir a pressão sobre a Rede Pública de Saúde. Quase 80% dos leitos de UTI para adultos estão ocupados neste momento. Em Belém a situação é grave: 94% dos leitos clínicos estão ocupados. O objetivo é evitar um colapso a exemplo do que está acontecendo em estados como Amazonas e Santa Catarina.
“O que estamos fazendo aqui é para salvar a vida da população, não podemos deixara acontecer aqui o que acontece em outros estados, vamos agir enquanto é tempo e não vamos nos omitir”, disse o governador.