Governo do Estado entrega Hospital de Campanha em Breves, no Marajó.

O Governo do Pará entregou, nesta segunda-feira (11), o Hospital de Campanha do município de Breves, na Ilha do Marajó. Esta é a quarta unidade construída no Estado para atender pacientes acometidos pela covid-19 ou por síndrome aguda respiratória. Com esse incremento, o Pará agora conta com 720 leitos em hospitais de campanha, que fazem parte da estratégia montada pelo governo estadual em combate à pandemia do novo coronavírus. O governador do Pará, Helder Barbalho, acompanhou a entrega ao lado do secretário de saúde, Alberto Beltrame.

“Estamos entregando hoje 56 leitos clínicos e quatro leitos de UTIs para reforçar a estrutura em saúde no Marajó, oferecer atendimento de qualidade para salvar a vida das pessoas e cumprindo nosso compromisso”. Helder Barbalho, governador do Pará.

Estrutura – Além dos medicamentos que já foram entregues para o tratamento de covid-19, agora, a cidade de Breves conta também com a estrutura hospitalar de 1.600 m² montada no ginásio de esportes da cidade. Cerca de 130 profissionais, entre médicos, enfermeiros e equipe administrativa, foram contratados para atuar diretamente no hospital. A unidade conta com leitos clínicos e Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

Entrada do Hospital de Campanha de Breves

O chefe do poder executivo paraense anunciou ainda que a região vai receber mais um Hospital de Campanha.

“A estratégia para a região marajoara é que o Hospital de Campanha de Breves atenda o Marajó ocidental. A região oriental ainda é atendida por Belém, mas logo abriremos um novo Hospital de Campanha em Soure para atender essa parte do arquipélago”, complementou Helder.

Referência – O Hospital de Campanha de Breves vai atender pacientes dos municípios de Anajás, Bagre, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel, sendo referência regional para quase 318 mil habitantes da região do Marajó.

Leitos do Hospital de Campanha

Para Alberto Beltrame, titular da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), o reforço à rede de atendimento simboliza o compromisso do Estado com a população em combater a covid-19.

“A entrega do hospital de Campanha de Breves representa carinho, cuidado e a ampliação da atenção em saúde para a região do Marajó. Nós esperamos que com esses leitos, consigamos auxiliar à toda comunidade no enfrentamento ao novo coronavírus. Juntos nós venceremos essa batalha e para isso, lembramos o quanto é importante ficar em casa, quando possível”, frisou o secretário de saúde.

Além de Breves, foram instalados hospitais em Belém, no Hangar – Centro de Convenções, com 420 leitos; em Marabá, no Centro de Convenções do município, com 120 leitos e no Espaço Pérola do Tapajós, em Santarém, com outros 120 leitos. 

“Estamos descentralizando o atendimento para pacientes do novo coronavírus e outras síndromes respiratórias. Esse é um compromisso do governo do Estado com a população para que possamos vencer a covid-19”, reforçou o governador Helder Barbalho.

Informações Agência Pará | Fotos: Marco Santos / Maycon Nunes