O governador do Pará, Helder Barbalho, assinou na noite desta terça-feira (24) a Ordem de Serviço para a construção da Usina da Paz no município de Benevides, na Região de Integração Guajará, na área metropolitana de Belém. O evento, também contou com a presença da vice-governadora Hana Ghassan, do Presidente da Alepa, deputado estadual Chicão e do deputado estadual Ronie Silva, que tem sido o principal articulador para a instalação da Usina da Paz na cidade. Em fevereiro, o deputado protocolou a moção na Alepa sobre o assunto. A instalação da UsiPaz em Benevides representa um passo significativo no fortalecimento da segurança e cidadania no município, hoje com mais de 63 mil habitantes.
“Esse é um projeto fantástico, que tem dado certo por onde passa. Com esta Usina da Paz anunciada hoje em Benevides, nós iniciamos a 25ª UsiPaz em construção, simultaneamente em 25 cidades no Estado. O maior programa de cidadania do Brasil, com muito orgulho, é do nosso Estado do Pará. Quando estiver funcionando, a UsiPaz vai ofertar diversos serviços gratuitos, cursos profissionalizantes, esportes, para transformar a realidade da população desta região”, informou o governador Helder Barbalho.
Reconhecidas nacionalmente como uma estratégia inovadora na esfera da segurança pública e promoção da cidadania, as Usinas da Paz desempenham um papel fundamental no Programa Territórios pela Paz (TerPaz), do governo estadual, que direciona seus esforços para áreas vulneráveis nos âmbitos social e econômico.
Em Benevides, o complexo multifuncional será construído em um terreno doado pela prefeitura, na Rodovia PA-404, KM-09, Bairro Murinin. A UsiPaz oferecerá mais de 70 serviços gratuitos em áreas essenciais, como saúde, educação, assistência social, cultura e esporte.
Parceria – A construção da UsiPaz em Benevides é resultado de uma parceria entre o governo do Estado e a empresa Vale. O local escolhido reforça a presença do Estado em comunidades vulneráveis, a fim de garantir mais segurança, cidadania e inclusão social.
Até o momento, o Pará conta com nove Usinas da Paz em funcionamento, das quais cinco na Região Metropolitana de Belém e duas no Sudeste do Estado.
A meta do governo é entregar 40 complexos multifuncionais até 2025, com o objetivo de estender ainda mais os impactos positivos dessa iniciativa, que fortalece a cidadania e a segurança pública no Pará.