O Governo do Estado e a Prefeitura de Belém entregaram na manhã desta segunda-feira (10), 240 itens para garantir o desenvolvimento dos negócios dos feirantes e das feiras de Belém. Foram repassados 44 fogões industriais, 69 freezers horizontais, balanças computadorizadas e mecânicas, utensílios com kits de facas e panelas. Nesta primeira entrega foram beneficiados os feirantes do Complexo do Ver-o-Peso, e ainda das feiras do Jurunas e Cremação.
No Ver-o-Peso foram entregue 50 freezers, 22 fogões, 30 kits faca/basqueta, 22 kits panela concha, cinco balanças e 150 cestas básicas. Na tradicional feira do bairro Jurunas foram entregues 11 freezers, 17 fogões, 50 kits faca/basqueta e 17 kits panela concha. Na Feira do bairro da Cremação foram entregues oito freezers, cinco fogões, 15 kits faca/basqueta e cinco kits panela concha.
“Esse é um momento para garantir um ambiente adequado e os equipamentos necessários para todos os trabalhadores das feiras e mercados de Belém. É uma ação do Governo do Estado em parceria com o Instituto Ver-o-Peso e a Prefeitura para que possamos fazer com que estes equipamentos permitam que os trabalhadores possam ofertar melhores produtos. Assim, prestigiamos feiras e mercados da nossa capital, além de fortalecemos a economia criativa e circulação de renda”, destacou o governador, Helder Barbalho.
Já o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, ressaltou a importância da parceria institucional do Estado e Município. “Em qualquer parte do país as feiras são de competência municipal, então, é muito importante ver o governador do Estado investindo recursos para modernizar as feiras e chamando a Prefeitura para fazer esse diálogo. Também temos uma outra coisa importante que é a valorização da sociedade civil organizada. O Instituto Ver-o-Peso é quem está dialogando para receber os equipamentos e recurso público com objetivo de valorizar e modernizar as feiras e feirantes”, destacou.
O coordenador geral do Instituto Ver-o-Peso, Manoel da Silva Rendeiro, mais conhecido como Didi do Ver-o-Peso, comemorou essa conquista histórica da categoria. “Mais do que uma conquista nossa, isso foi uma ideia do governador que percorreu nossas feiras. Só temos que comemorar. Agora essa parceria do Instituto, Governo e Prefeitura tem tudo para dar certo e impulsionar o nosso trabalho”, comentou.
Informações Agência Pará | Fotos: Marco Santos