Os usuários dos serviços do Departamento de Trânsito do Estado (Detran), na região do Baixo Tocantins, já podem contar com atendimento ampliado e com mais qualidade. O Governador Helder Barbalho, juntamente com a vice-governadora, Hana Ghassan e a Diretora Geral do DETRAN, Renata Mirella Coelho, entregaram nesta terça-feira (25), as novas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretran) de Igarapé-Miri e Barcarena. Os prédios foram reconstruídos para oferecer mais conforto aos servidores e usuários.
“É com muita alegria que estamos aqui para entregar obras e benefícios e iniciar o maior e mais fantástico programa e equipamento público de cidadania, inclusão e segurança pública do Brasil, que é a Usina da Paz. Da mesma forma, quero festejar as novas Ciretrans, que passam a ter um novo espaço para que o Detran colabore com a educação de trânsito, para apoiar o sistema municipal de trânsito e para que as pessoas possam obedecer às leis”, disse Helder Barbalho.
Em Igarapé-Miri, a Ciretran foi toda reconstruída com novo mobiliário, pintura, ampliação da área de vistoria, salas para biometria, habilitação e veículos, modernização dos espaços, atendimento humanizado, climatização, banheiros adaptados e estacionamento com vagas para Pessoas com Deficiência (PcD). “Essa obra veio para tornar o nosso ambiente de trabalho ainda mais acolhedor. Antes, tínhamos uma área de vistoria pequena, não tínhamos toda essa climatização e arborização que temos agora”, explica o gerente da Ciretran, Jonelson Silva.
A Circunscrição atende aproximadamente 80 pessoas por dia, tanto de Igarapé-Miri como de outros municípios, como Moju, Cametá, Mocajuba, Baião e Abaetetuba. O espaço foi cedido ao Estado pela prefeitura em 2019 com o objetivo de organizar o trânsito na região. “A Ciretran funcionando bem organizada é a porta de entrada para diversos municípios e é estratégica para toda a região”, destacou o prefeito Roberto Pina.
Aparelhamento da Guarda Municipal
Durante a agenda em Igarapé-Miri, o governador Helder Barbalho entregou três motocicletas para a Guarda Municipal. Os novos equipamentos somam à estratégia, ao policiamento e às fiscalizações realizadas pelo órgão na proteção do cidadão. “Esses equipamentos vão ajudar no nosso trabalho, sobretudo na prevenção à violência e no patrulhamento que realizamos nas ruas e escolas de todas as localidades, especialmente as de difícil acesso”, detalhou o comandante da GM, Valdir Corrêa.
Em Barcarena, a Ciretran foi completamente reconstruída e ampliada. O prédio ganhou nova área de atendimento com banheiros e mobiliário, vistoria coberta, telhado com estrutura metálica, reconstrução do estacionamento, área de retenção de veículos, construção do muro, paisagismo e canteiro arborizado, sala de exames teóricos, cozinha com área de despensa e vagas para PcD’s.
Com capacidade de atendimento para cerca de 600 usuários de habilitação e de 600 de veículos por mês, a Ciretran é uma das mais importantes da região. Apesar da importância, a unidade já esperava por mudanças há mais de 20 anos.
A diretora-geral do Detran, Renata Mirella Coelho, informou que o Detran já reconstruiu 21 Ciretrans em todas as regiões do estado, trabalho que já se tornou uma marca da atual gestão do Detran. “Essas entregas objetivam dar condições estruturais para que o servidor se sinta motivado em realizar um atendimento ainda mais humanizado. Já para os usuários, a oportunidade de acessar serviços com mais qualidade e eficiência”, destacou.
Informações: Agência Pará