As Usinas de Paz foram criadas com o objetivo de buscar o fortalecimento comunitário, o resgate da cidadania e a redução da violência por meio da transformação social. O complexo multifuncional faz parte do programa Territórios Pela Paz (TerPaz).
O governador do Pará, Helder Barbalho, juntamente com a primeira-dama Daniela Barbalho que atua como social voluntária do projeto TerPaz realizam na próxima terça-feira (06) a entrega da 4ª Usina da Paz em Belém, no bairro da Terra Firme. Este será o oitavo complexo de cidadania entregue no Pará, levando transformação social e redução da violência, por meio de ações integradas de cidadania, saúde, segurança, qualificação profissional, esporte e lazer aos moradores da terra firme.
Assim como nas outras UsiPaz, serão ofertados mais de 70 serviços gratuitos, como atendimento médico e odontológico, consultoria jurídica, emissão de documentos, cursos, capacitação técnica e profissionalizante; além de eventos e encontros da comunidade.
O ato de entrega será realizado às 17h; a UsiPaz fica localizada na Passagem Belo Horizonte, entre Avenida Perimetral e Passagem do Arame, ao lado do terreno da Eletronorte.
A unidade conta com um campo de futebol, uma quadra de areia, um espaço para dojô e atividades culturais; piscina; salas de audiovisual e inclusão digital; atendimento médico e odontológico; consultoria jurídica; emissão de documentos; ações de segurança. E, ainda, ambientes para capacitação técnica e profissionalizante; espaço multiuso para feiras, eventos e encontros da comunidade. Também haverá espaços para cursos livres e de dança, robótica, artes marciais, musicalização e biblioteca.