O Governo do Pará lançou o programa “Capacita COP30”, com o intuito de certificar pessoas interessadas em entrar no mercado de trabalho. A vice-governadora Hana Ghassan esteve pessoalmente visitando os participantes do programa “Capacita COP30” para conferir o andamento dos cursos. Durante a visita, ela conversou com Ranilson Morais, um taxista que está se qualificando na área de turismo.
Ranilson Morais expressou sua satisfação com a oportunidade de se capacitar, destacando que já está aprendendo inglês para se comunicar melhor com os turistas que chegarão para a COP30. “Estou muito feliz de estar me capacitando para o turismo e me preparando para receber bem os visitantes”, afirmou Morais.
A visita da vice-governadora reflete o compromisso do governo do Pará em garantir que os profissionais locais estejam preparados para atender às demandas do maior evento climático do mundo. O foco do projeto é formar profissionais para atuar direta ou indiretamente na cadeia produtiva dos setores de Turismo, Hospitalidade, Lazer, eventos de grande porte, além das áreas de infraestrutura e Produção Alimentícia, visando atender às demandas da COP30, que ocorrerá no Pará.
Serão oferecidos 23 cursos nas áreas de Turismo, Hospitalidade e Lazer, 19 cursos em Produção Alimentícia, 17 cursos em Infraestrutura e 8 cursos voltados para a segurança. Todos esses cursos estão sendo realizados em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), que agora é responsável pela gestão da Educação Profissional e Tecnológica no estado. A Sectet tem como missão “planejar, coordenar, formular e acompanhar a política estadual de Educação Superior, Profissional e Tecnológica”.
O estado do Pará se prepara para sediar a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que acontecerá em Belém, em novembro de 2025. Segundo estimativas da Fundação Getúlio Vargas (FGV), espera-se um fluxo de mais de 40 mil visitantes durante os principais dias da Conferência. Desse total, aproximadamente 7 mil fazem parte da chamada “família COP”, que inclui as equipes da ONU e delegações dos países membros. Este é considerado o maior evento climático do mundo.
Assista o vídeo: