Nos primeiros cinco meses de 2024, o programa Governo do Pará nos Bairros, sob comando do Governador Helder Barbalho e da vice-governadora Hana Ghassan, realizou mais de 85 mil atendimentos, tendo passado por dezenas de bairros de Belém e de Ananindeua entre janeiro e maio. Criada no ano passado, a iniciativa oferta uma série de consultas e serviços em saúde, inclusive para animais de estimação, relacionados à área jurídica, de emissão de documentos, de estética, de atividades recreativas, dentre outras.
O programa conta com a participação de diversos órgãos estaduais, incluindo as secretarias de Planejamento e Administração (Seplad), de Articulação da Cidadania (Seac), de Saúde Pública (Sespa), de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) e das Mulheres (Semu). Particip ainda a Fundação de Radiodifusão do Pará (Funtelpa), a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros Militar, o Departamento de Trânsito (Detran), a Defensoria Pública do Estado, as Centrais de Abastecimento do Pará (Ceasa), a Companhia de Habitação (Cohab), a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), a Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Pará (Prodepa) e o Banco do Estado (Banpará), além do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
De acordo com informações repassadas pela Seac, o objetivo do Governo do Pará nos Bairros é garantir que políticas públicas e serviços essenciais cheguem diretamente às pessoas e onde elas moram. A expectativa é de que, ao longo ainda de 2024, mais municípios recebam as ações.
A confeiteira Lourdes Vieira, de 53 anos, conseguiu uma consulta médica com clínico geral quando o programa chegou ao bairro onde ela reside. “A ação foi maravilhosa. Eu nunca conseguia fazer a consulta, pois eu precisava ir de madrugada para a fila pegar senha [no posto de saúde], e eu estava precisando porque eu sentia dor na barriga. Durante a ação, eu consegui fazer as consultas e já marquei os exames”, relatou.
Durante uma ação realizada no bairro do Jurunas, Cristina Gomes pôde fazer consultas, exames e ainda recebeu um óculos de grau novo. “Ajudou a resolver meu problema de saúde, porque já saí de lá com os exames marcados, exames clínicos de rotina e exames de endoscopia e oftalmologia. E também ganhei óculos, estava precisando muito de um. Fui muito bem atendida. Essa iniciativa do governo do estado é pai d’égua. Estão de parabéns, que esse trabalho continue por muito tempo”, elogiou.
Informações: Agência Pará