Sávio Barbosa - Governo e Prefeitura contemplam famílias com títulos de terra e com recursos do Programa Sua Casa em Marituba.

Categorias

Mais Lidas

Governo e Prefeitura contemplam famílias com títulos de terra e com recursos do Programa Sua Casa em Marituba.

O governador Helder Barbalho juntamente com a Prefeita de Marituba, Patrícia Mendes, contemplaram nesta segunda-feira (27), 350 famílias com recursos do programa habitacional “Sua Casa”. A iniciativa estadual, executada pela Companhia de Habitação do Pará (Cohab), concede até R$ 21 mil para aquisição de material de construção e pagamento de mão de obra.

“Hoje, a Cohab entrega 350 benefícios do ‘Sua Casa’. Isso representa um investimento de mais de R$ 3 milhões. Digo a vocês para fazer um bom uso desse recurso. Prestigiem a loja de construção, a estância daqui da cidade de Marituba. Contrate o pedreiro e o carpinteiro daqui, pra ajudar a cidade”, frisou Helder Barbalho.

“Esse é um governo que vê de perto a situação dos menos favorecidos, e esse governo ajuda quem realmente precisa. Obrigado, governador, por tantas ações como o ‘Sua Casa”, ressaltou Patrícia Mendes, prefeita de Marituba.

Para receber os benefícios, os candidatos devem atender aos critérios – estabelecidos em lei – para serem inscritos. Após a inscrição, a Cohab seleciona, gradativamente, os inscritos com base na ordem de prioridades previstas nas diretrizes do programa. À medida que os candidatos são selecionados, a equipe de engenheiros da Companhia inicia o processo de avaliação e diagnóstico das moradias. Em seguida, a próxima fase consiste na análise socioeconômica do setor de assistência social da Companhia, momento em que os técnicos averiguarão a real condição social dos candidatos.

Já o programa de regularização fundiária do Governo do Pará em parceria com a Prefeitura de Marituba executou mais uma etapa com a entrega de títulos de propriedade de terra para 385 famílias. O governador Helder Barbalho juntamente com a Prefeita Patrícia Mendes entregaram os documentos e destacaram o comprometimento da gestão atual com o desenvolvimento de políticas públicas nas áreas fundiária e habitacional.

“Hoje, estamos entregando 385 títulos de terra, que as pessoas esperavam há muito tempo. Tem gente que espera há mais de 55 anos. Uma espera pela tranquilidade e segurança, sem o risco de ser retirado. Agora, os moradores vão poder dizer que a casa é deles. Essa é a primeira entrega, mas ainda temos mais entregas para serem feitas”, anunciou Helder Barbalho.

De acordo com o presidente do Instituto de Terra do Pará, Bruno Kono, o governo do Estado vem investindo em ações de regularização fundiária no campo e nos centros urbanos. “O governo do Estado vem dando prioridade para regulação fundiária no Pará. A entrega de hoje é um marco importante, porque demonstra que a regularização vai além da área rural. O governo do Estado vem garantindo que esse direito”, afirmou Bruno Kono.

O documento emitido pelo Instituto de Terras do Pará (Iterpa) oferece segurança jurídica aos proprietários, o que facilita o acesso a linhas de crédito, entre outras vantagens.

Informações Agência Pará