Sávio Barbosa - Governo e Prefeitura garante para Marituba a construção de Centro Cultural e Poliesportivo e ensino superior.

Categorias

Mais Lidas

Governo e Prefeitura garante para Marituba a construção de Centro Cultural e Poliesportivo e ensino superior.

O governador Helder Barbalho e a Prefeita de Marituba, Patrícia Mendes assinaram nesta quinta-feira (26) o convênio para a construção do Centro de Convenções Cultural e Poliesportivo do município. O objetivo é potencializar e desenvolver o turismo local, além de beneficiar quase 150 mil habitantes com um novo espaço de lazer. A programação também incluiu o anúncio de criação de novos cursos, por meio do Projeto Forma Pará; a concessão de microcrédito pelo Programa CredCidadão e a entrega de 50 benefícios do Programa Sua Casa para dezenas de famílias, no Ginásio Poliesportivo Municipal de Marituba.

“Temos o compromisso de governar por todo o Pará. E poder estar aqui em Marituba, mais uma vez, firmando parceria, garantindo benefícios para a cidade, fazendo com que o governo do Estado possa estar presente, é uma forma de retribuir o que Marituba faz pelo Pará e, acima de tudo, ter a atenção, o carinho e o olhar para esta cidade continuar crescendo, poder gerar emprego e cuidar da sua população. É necessário que estejamos unidos por uma única causa: Marituba e o Pará”, destacou o governador, que estava acompanhado pela primeira-dama, Daniela Barbalho, secretários e parlamentares.

O projeto prevê a criação de um complexo esportivo, com a construção de uma pista de caminhada, quadra poliesportiva, playground, quiosques, academia ao ar Livre, fonte interativa e rampas de skate, além da criação de um complexo cultural, com a adequação de Feira de Artesanato e um Museu, e construção de auditório, praça de alimentação, posto policial e banheiros públicos. O Centro de Convenções será erguido em uma área de 52.350 metros quadrados, na Rodovia BR-316, onde hoje há um depósito de carros utilizado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater). A responsabilidade pela execução da obra será da Prefeitura local.

Ensino superior – Para a prefeita Patrícia Mendes, o complexo cultural e poliesportivo “aumentará a economia, que ajudará empresários e microempreendedores”. “Mudará a vida dos nossos jovens, pois trará cultura e lazer. A gente agradece ao nosso governador por sempre ter esse olhar generoso com a nossa Marituba. Hoje, sem dúvida alguma, é um dia que marcará a vida da nossa população”, afirmou a gestora municipal.

Ainda segundo Patrícia Mendes, outro benefício para o município é a oferta de cursos do Projeto Forma Pará, lançado em 2019 para promover cursos de nível superior em municípios onde não há campi de Instituições de Ensino Superior (IESs) públicas ou onde não há muitas opções. A meta é oferecer, em quatro anos, 4 mil vagas em todas as 12 regiões de Integração do Pará. O projeto é organizado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet). “O ensino superior agora, de verdade, chegará ao nosso município e ajudará nossos jovens a não ir mais a Belém, Ananindeua, e sim ter essa oportunidade no nosso município”, acrescentou a prefeita.

Crédito – O Programa CredCidadão permite o acesso a microcrédito para pequenos empreendedores. A iniciativa visa à valorização do empreendedorismo, a fim de gerar emprego, renda e fomentar melhor qualidade de vida. Os recursos são concedidos por meio de cartas de microcrédito, para que pequenos empreendedores possam expandir, melhorar ou começar um novo negócio.

Pavimentação – Em junho deste ano, o governador Helder Barbalho entregou a nova pavimentação da estrada da Pirelli, em Marituba, com 6 km de extensão, agora com asfalto novo e de qualidade. Ao todo, foram 22 km de pavimentação asfáltica executada no município por meio do programa estadual “Asfalto Por Todo o Pará”, executado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop). A iniciativa proporciona melhor qualidade de vida para a população.

Ainda em junho, o Estado e a Prefeitura de Marituba anunciaram um auxílio de R$ 200,00 para famílias que sobrevivem com menos de um salário mínimo por mês, em situação de vulnerabilidade.

Cidadania – A população de Marituba também já vê a concretização de uma das nove Usinas da Paz (UsiPaz) que estão sendo construídas na RMB e na região sudeste do Pará. As Usinas são complexos comunitários voltados à prevenção da violência, à inclusão social e ao fortalecimento comunitário.

As UsiPaz são vinculadas ao Programa Territórios Pela Paz (TerPaz), que completou dois anos de execução em Marituba. A Usina da Paz no município, que já está na etapa final de obras, está sendo construída no bairro Nova União/São Francisco, devendo ser entregue ainda neste ano.

Informações Agência Pará | Fotos: Blog do Sávio Barbosa