Sávio Barbosa - Helder anuncia que população adulta paraense deve ser vacinada até final de setembro de 2021.

Categorias

Mais Lidas

Helder anuncia que população adulta paraense deve ser vacinada até final de setembro de 2021.

Se a gente sonha com a vacina contra o novo coronavírus, ela está a ponto de se tornar realidade para a grande maioria dos paraenses. O governador do Pará, Helder Barbalho, anunciou que até antes do Círio todos estarão vacinados.

Até o final de setembro de 2021, toda população adulta paraense, a partir dos 18 anos de idade, deverá ser vacinada com a primeira dose contra a Covid-19, no Pará. A boa notícia foi divulgada pelo Governador do Estado, Helder Barbalho, por meio das redes sociais, no final da manhã desta segunda-feira, (08).

“Nós estávamos analisando o calendário de recebimento da vacina contra o coronavírus, para que pudéssemos estimar até em que prazo estaremos vacinando toda a população adulta do Pará, e queria anunciar que até o final de setembro de 2021, todos os paraenses, de 18 anos para mais, já estarão vacinados com a primeira dose. Essa é uma conquista fundamental para salvar a vida da população”, disse o governador Helder Barbalho.

Assista o vídeo:

Ainda na mensagem, o chefe do Poder Executivo Estadual, pediu que a população continue com os cuidados básicos para evitar infecções pela doença. “Também peço que cada um continue usando máscara e se protegendo. Olhe o cronograma, calendário, e venha se vacinar. Se vacine com a primeira dose, com a segunda dose, para que possa estar protegido. Vamos vacinar juntos, portanto, até o final de setembro, antes do Círio, para que juntos possamos salvar vidas e nos proteger”, completou.

Calendário – Ainda de acordo com o pronunciamento do governador, o calendário de vacinação será organizado da seguinte forma:

Junho – Pessoas com idade entre 50 e 59 anos.

Julho – Pessoas entre 40 e 49 anos.

Agosto – Pessoas entre 30 e 39 anos.

Setembro – Pessoas entre 18 e 29 anos.

Vacinação – Até o momento, o Pará recebeu do Ministério da Saúde. 3.327.390 doses, sendo 1.239.440 da CoronaVac, 1.994.350 da Oxford/AstraZeneca e 93.600 da Pfizer. O Estado repassa às prefeituras, as remessas enviadas pelo Ministério da Saúde. O envio é feito por vias terrestre, aérea e fluvial, e conta com o apoio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).

“A Secretaria já está preparada para dar andamento, o mais rápido possível, a toda estratégia de vacinação, conforme os recebimentos por parte do Ministério da Saúde. Mesmo com um Estado continental como é o Pará, nossa logística está afinada e consegue distribuir as vacinas aos centros regionais de saúde, em todo o Estado, em até 48h da chegada das doses. Vale ressaltar que cabe aos municípios, a execução das vacinas e é muito importante também que a população compareça aos postos, conforme calendários municipais de vacinação”, destacou o secretário de Estado de Saúde, Rômulo Rodovalho.

Informações Agência Pará