Sávio Barbosa - Helder Barbalho lidera ação com governadores da Amazônia para combater coronavírus.

Categorias

Mais Lidas

Helder Barbalho lidera ação com governadores da Amazônia para combater coronavírus.

O governador do Pará, Helder Barbalho, lidera uma ação conjunta com governadores dos estados da Amazônia Legal, que se reuniram para estabelecer medidas contra o coronavírus.

Em entrevista para a jornalista Natuza Nery, do Globo News, o governador do Pará anunciou que, dentre as medidas adotadas, está a de estabelecer uma regra para a compra conjunta de materiais de equipamentos hospitalares. Segundo Helder Barbalho, juntos, os governadores conseguem reduzir parâmetros em algo em torno de 25% do valor de compra desses materiais.

Outra ação conjunta dos Estados foi de escrever uma carta para o Ministério da Saúde, pedindo que o órgão defina o quanto antes a ajuda que vai poder dar para que os governadores consigam ampliar a capacidade de leitos em unidades hospitalares intensivas.

Vale ressaltar que, no momento, não há casos confirmados de coronavírus nos noves Estados Amazônicos. No entanto, há uma preocupação dos governantes com a escalada de casos já confirmados em outros estados.

O prazo para que o Ministério da Saúde responda a solicitação dos governadores é até quarta-feira (18). Caso a resposta não seja favorável, os Estados vão analisar novas formas de mobilização.