Os moradores de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, passam a contar com mais duas vias pavimentadas, para o acesso entre os bairros do município. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (SEDOP), entregou neste sábado (14), o trecho dos canais Maguariaçu e das Toras. O evento contou com a presença do governador Helder Barbalho e do prefeito Dr. Daniel Santos.
“Essa é uma obra absolutamente estratégica. Começou quando eu era prefeito e, na época, o governo federal lançou o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e nós apresentamos dois projetos, que era do Maguariaçu e o projeto de Igarapé das Toras, duas obras que permitiram com que nós conseguíssemos urbanizar e fazer a macrodrenagem dos principais canais de escoamento da água para evitar alagamentos e, principalmente, garantir com que a organização do crescimento da cidade pudesse ter uma lógica urbana e eu fico muito feliz porque essa obra está sendo entregue hoje. Ainda requer outras ações, mas que estão em andamento, fruto da nossa parceria”, destacou o chefe do executivo estadual.
Todas os serviços previstos no convênio assinado entre Estado e Prefeitura, no ano de 2021, foram executados, viabilizando serviços para a garantia da melhoria da infraestrutura urbana das vias que margeiam os canais. Dona Ivanilda Marques realiza um trabalho social na área e conta que com as obras o fluxo vai melhorar.
“A gente tem um trabalho de evangelização aqui na área há mais de dez anos e antes a gente tinha que passar por cima de ponte de madeira, tínhamos muita dificuldade para fazer o nosso trabalho social, distribuir sopa, dar alimento para as famílias, muitas famílias de que a noite pra comunidade não tinha como, sofria assalto, porque a gente vivia num lugar escuro, cheio de lama e hoje não, hoje tá a alegria dessa felicidade de um sonho que a gente nem sonhou e hoje por tá sendo realizado esse sonho de saber que o governador e o prefeito se preocuparam com a gente e hoje tá realizado”, disse a moradora.
As marginais do Canal Maguariaçu têm cerca de 2,3 km de extensão e viabilizam a ligação entre a TV WE 31, no conjunto Cidade Nova 5, até a rua Cavalcante que liga os bairros Centro e Guajará.
O local recebeu serviços de drenagem de águas pluviais, terraplanagem, pavimentação asfáltica, sinalização viária e calçadas, para proporcionar infraestrutura viária, mais segurança e mobilidade urbana para quem trafega pelo local.
Cristina Guedes, diretora de fiscalização de obras da Sedop, destaca que os serviços executados serão para melhoria da população.
“Essa obra faz parte de um convênio que foi firmado com a Prefeitura de Ananindeua e o Governo do Estado pra atender, aproximadamente, 36 km de vias com asfalto calçada, sinalização, terraplanagem e um dos trechos que estão sendo executados pelo convênio é o trecho que abrange uma parte do canal Maguariaçu e uma parte do Canal das Toras. Eu espero que a população faça bom uso desse espaço que está sendo construída e entregue ao município através desse convênio com o governo do Estado”, frisou a diretora.
O prefeito de Ananindeua, Dr. Daniel Santos, destacou a importância da obra para a mobilidade urbana da população e a parceria com o governo do Estado.
“Essa é uma obra estruturante, pensando no futuro de Ananindeua. Uma obra que além de saneamento com macrodrenagem que vai receber a água de toda essa região aqui do Guajará, do centro de Ananindeua e passa a se transformar também numa obra importantíssima para a nossa cidade. Hoje, quem chega aqui na WE-31, vai poder chegar lá na Cavalcante, no centro de Ananindeua. Hoje, quem vem pela BR e quiser cortar caminho, pega Cavalcante e vai sair na Cidade Nova. Tenho certeza que com a ajuda do governador, a gente vai continuar melhorando a nossa cidade, vai continuar investindo em obras estruturantes”, disse o prefeito de Ananindeua.
Informações Agência Pará | Fotos: Alex Ribeiro