O governador do Pará, Helder Barbalho, segue disparado rumo à reeleição ao Governo do Estado e a secretária de Cultura do Estado, Ursula Vidal, lidera a corrida para o Senado Federal. É o que revela a pesquisa de opinião feita pelo Instituto Doxa, entre os dias 19 a 22 de Outubro e que vazou para a imprensa, integralmente, no começo da semana em curso.
Foram entrevistadas 1.500 pessoas nos municípios de Belém, Ananindeua – os dois maiores colégios eleitorais do Estado -, e em Marituba. A margem de erro é de 3,5% para mais ou para menos e a segurança é de 95%. 52% dos entrevistados são mulheres. 48% é de homens. 56% das entrevistas foram feitas com eleitores com ensino médio, 26,9% com ensino fundamental, 12,4% com ensino superior e 4,1% com eleitores sem escolaridade. 60% dos entrevistados tem renda entre 1 e 2 salários mínimos, 31,4% ganham entre 2 e 3 salários, 6,6% com renda até 4 mínimos e 1,8% recebem até 5 salários mínimos.
De acordo com a pesquisa estimulada, que exibe uma lista de candidatos, se as eleições para o governo do Pará fossem agora, Helder Barbalho (MDB) seria reeleito governador com 47,4% da preferência dos eleitores entrevistados, 20,4% não souberam responder, 12,6% votariam em branco ou nulo, 8,4% no candidato Delegado Eguchi, e apenas 5,5% em Simão Jatene. Márcio Miranda aparece somente 2,4% das intenções, e o senador Zequinha Marinha e o vereador Fernando Carneiro surgem empatados em último lugar com 1,5%.
Ursula Vidal
De acordo com o relatório da pesquisa, a Secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal, lidera a preferência pelo Senado Federal com 10% das intenções de voto, contra 6,4% de Márcio Miranda, 5,3% de Manoel Pioneiro, Mário Couto com 3,1%, Beto Faro com 2,4%, Flexa Ribeiro com 2,2% e Helenilson Pontes com apenas 1,5%. Se a eleição fosse hoje Ursula Vidal estaria eleita senadora da república.
Filiada à Rede Sustentabilidade, que articula a constituição de uma federação partidária com o PSOL, Úrsula Vidal não se manifestou a respeito da pesquisa nem confirmou se pretende disputar uma vaga no senado, na câmara federal ou na assembleia legislativa. A secretária de cultura de Hélder foi candidata ao senado em 2018, amealhando quase 600 mil votos.
Na espontânea, Hélder aparece com 26% das intenções de voto, enquanto o Delegado Eguchi surge com apenas 2,5% e Simão Jatene com somente 1,2%. Votos em branco e nulos somaram 16,9% e 51,8% dos entrevistados não soube opinar ou não respondeu à pergunta sobre sua preferência eleitoral.