Ideflor-Bio e Museu Goeldi firmam parceria para impulsionar a ciência nas Unidades de Conservação do Pará.

O Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflor-Bio), sob o comando de Nilson Pinto e o Museu Paraense Emílio Goeldi firmaram uma parceria estratégica para ampliar a produção científica nas Unidades de Conservação (UCs) estaduais. A iniciativa visa fortalecer a pesquisa e o conhecimento sobre a biodiversidade paraense.

Batizado de “Salas em Unidades de Conservação”, o projeto prevê a criação de laboratórios de pesquisa em áreas restritas das UCs. A proposta é fomentar a ciência diretamente nos territórios protegidos, aproximando pesquisadores dos ecossistemas que estudam e facilitando a geração de dados científicos fundamentais para a preservação ambiental.

A iniciativa é financiada pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e representa um avanço importante na integração entre preservação ambiental e pesquisa científica.

Com essa ação, o Pará reforça seu papel como protagonista na conservação da Amazônia e na promoção de ciência voltada à sustentabilidade e ao conhecimento dos seus recursos naturais.