Sávio Barbosa - Igeprev capacita servidores para boas práticas de gestão.

Categorias

Mais Lidas

Igeprev capacita servidores para boas práticas de gestão.

A exigência de maior segurança, confiabilidade e ética na prestação dos serviços têm levado os órgãos públicos a adotarem práticas de governança corporativa, que antes eram aplicadas somente no âmbito de empresas privadas. É a metodologia compliance, um termo derivado do verbo inglês “to comply”, que significa agir de acordo com um conjunto de regras, ou seja, estar alinhado às normas da empresa.

Na administração pública, o compliance é o conjunto de medidas e procedimentos com o objetivo de detectar e evitar a ocorrência de irregularidades, fraudes e corrupção. Com essa preocupação, o Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Pará (Igeprev) promoveu um curso de capacitação de servidores para a prática dessa metodologia.

Participaram do treinamento 26 funcionários dos setores da presidência, controle interno, núcleo de planejamento e diretorias de previdência e de administração e finanças. Além do objetivo de construir uma cultura de boas práticas e cumprimento da legalidade no serviço público, o curso proporcionou também aos diretores e servidores o conhecimento técnico da metodologia para aplicação de um programa de compliance no Igeprev. “A proposta é ampliar a transparência pública e aperfeiçoar a gestão corporativa. Essas medidas devem resultar, consequentemente, na diminuição de fraudes, assim como ampliam boas práticas de gestão pautadas na ética e moralidade no serviço público”, destacou o presidente do instituto, Giussepp Mendes.

O Igeprev vem desenvolvido nos últimos anos medidas que visam uma melhor gestão do serviço público. Para isso, introduziu o código de ética, elaborou cartilha previdenciária de orientação a segurados e a informatização de processos dos principais setores do Instituto, entre outras medidas, que expressam maior transparência nas atividades.

O professor Rodrigo Pironti, especialista em compliance público e um dos que ministram o curso, enfatizou a importância desta qualificação no âmbito público: “Compreendo que é muito importante o Igeprev, como instituto público, realizar este curso. Especialmente porque a legislação nacional determina que os órgãos públicos estejam preparados para avaliar programas de integridade e também para qualificar os seus servidores no ponto de vista da moralidade e da ética. Não tenho dúvidas que este curso é bastante importante, trazendo dinâmica de qualificação profissional do serviço público”.

Um dos setores mais contemplados com a capacitação é o núcleo de controle interno, que tem como objetivo dar conformidade aos processos que o Igeprev desenvolve. Para Nathália Galli, coordenadora do setor, o curso é importante porque possibilita o aperfeiçoamento dos servidores. “A capacitação é um compromisso do Igeprev com seus servidores e beneficiários, buscando aperfeiçoamento e maior eficiência nos serviços que estão sendo prestados. O compliance vem para determinar as melhores práticas, visando maior transparência e o controle das nossas atividades sempre pautadas na ética e na moralidade”, disse.

Com a conclusão do treinamento, os servidores estão capacitados a executar um plano de compliance permanente e assim melhorar a gestão do patrimônio público. “A efetivação desse curso de compliance público representa o nosso compromisso com a gestão, com o Estado do Pará e com as nossas missões dentro do Igeprev. Vamos trabalhar para implementar um plano de compliance que construa processo e procedimentos internos do Igeprev, visando à boa gestão”, enfatizou o presidente, Giussepp Mendes.

Informações Ascom/Igeprev