Com uma diferença de 9.644 votos à frente do segundo colocado, foi eleito no município de Jacundá o empresário e ex-prefeito Itonir Tavares (PL) e vice-prefeito Celso Marcos (Pros). Ele também obteve a maior votação da história do município: 14.231 votos. O candidato tem como principal bandeira de governo a geração de trabalho e renda.
Itonir Tavares, 49 anos de idade, tem no currículo a prestação de serviços junto à Associação Comercial e Industrial de Jacundá, com destaque para construção da sede da entidade e realização da Feira da Indústria, Comércio e Agronegócios (Feiraj) e outras ações.
Na política, onde entrou em 2012 concorrendo ao cargo de vice-prefeito na capa do ex-prefeito Izaldino Altoé, ele ocupou a Secretaria de Industria e Comércio (Semica) e restando sete meses para conclusão do mandato se tornou prefeito após renúncia do titular. Mas não saiu vitorioso nas eleições municipais de 2016. Quatro anos depois, com apoio de sete partidos, Itonir e Celso Marcos são lançados candidatos a prefeito e vice-prefeito pelo PL e Pros pela coligação Unidos pelo bem de Jacundá.
Eleito com 14.231 (57,66%) votos, Itonir e Celso Marcos obtiveram a maior votação da história eleitoral de Jacundá. O segundo colocado, capitão Rogério Pereira obteve 4.587 (18,58%). E o atual prefeito e candidato à reeleição na terceira colocação com 3.930 votos, ou seja, 15,92%. A candidata Geane de Deus (PDT) obteve 7,87% dos votos. “O povo reconheceu o nosso esforço e vamos trabalhar muito para honrar cada voto”, disse Itonir sobre a vitória.
Itonir foi eleito defendendo a geração de emprego e renda. “A nossa vocação é a pecuária e agricultura, impossível pensar sobre desenvolvimento sem fortalecer esses dois segmentos, nem falar de geração de emprego sem que haja o aproveitamento desses potenciais. Por isso, são as áreas que vamos trabalhar muito”, disse Itonir.
Por Antônio Barroso