Poucos políticos se arvoram a enfrentar o governador Helder Barbalho na disputa de 2022. Tanto que, no momento, praticamente não há nomes definidos para a disputa do governo. Isto se deve ao favoritismo do líder emedebista. Se não há congestionamento na disputa pelo governo — com Helder Barbalho ocupando, solitariamente, todas as raias da pista —, já começa se desejar uma verdadeira guerra na disputa para o Senado até mesmo entre aliados de mesmo partido tentando conquistar a vaga.
Nessa disputa já surge mais um nome, do advogado Helenilson Pontes, ex- vice-governador e atual presidente do PSD no Pará, deve concorrer à cobiçada vaga ao Senado em 2022. Até agora, na esfera petista disputam espaço Paulo Rocha e Beto Faro, já no ninho tucano, Manoel Pioneiro.
Helenilson é natural de Santarém. Atuou como Procurador da Fazenda Nacional em São Paulo. Após anos dedicados ao direito tributário, ingressou no serviço público como Vice-Governador do Estado do Pará na gestão de Simão Jatene (PSDB). No governo, exerceu também o cargo de Secretário Especial de Gestão no período de Agosto de 2011 a Dezembro de 2014. Atuou, ainda, como Secretário de Educação do Estado do Pará no período de Janeiro de 2015 a Setembro de 2015 e como Secretário Extraordinário de Governo e Assuntos Institucionais do Estado do Pará de Maio de 2016 a Fevereiro de 2017.
Curiosamente, dizem: “Está cedo para discutir o governo”. Mas por que não está cedo para debater a única vaga para senador? Simples: são muitos os candidatos e todos querem se colocar, desde já, para serem levados em consideração pelo eleitorado.
Fica a pergunta, que às vezes não é examinada pelos analistas da imprensa: por que tantos querem ser candidatos a senador?
O mandato de senador, de oito anos, dá mais segurança para os políticos. O eleito para senador em 2022, se quiser disputar mandato de governador em 2026, poderá fazê-lo sem grandes preocupações, porque, se perder, preservará o mandato por mais quatro anos. O mais importante é que aquele que for eleito senador em 2022 estará se cacifando para a disputa de governador em 2026.