Sávio Barbosa - Mais uma farsa virtual tucana é desvendada.

Categorias

Mais Lidas

Mais uma farsa virtual tucana é desvendada.

Durou pouco a farsa midiática que um pequeno grupo de tucanos tentou armar, nas redes sociais, contra alterações feitas na estrutura da Casa das Onze Janelas. Em longa exposição, o Iphan se manifestou na sexta-feira sobre a autorização concedida para à Secult para as obras de reforma. As ações previstas – instalação de cobertura em estrutura metálica e vidro; construção de 2 bancadas na “sala de pedras”; mudança nos banheiros de serviço e construção de quiosque no píer – foram integralmente aprovadas pelo instituto, que reuniu com técnicos da Secult no dia 10 de julho e fez visita técnica ao local no dia seguinte.
No parecer, o Iphan observa que “as intervenções apresentadas não implicam em mutilação, impedimento ou redução de visibilidade do bem tombado, e as
cores propostas estão em harmonia com a leitura do mesmo. Dessa forma entende-se que a proposta de intervenção não causará impacto negativo a este bem. Com isso, o Iphan não se opôs ao projeto de intervenção apresentado”. Sobre a instalação de cobertura metálica, aprovada em 25 de setembro, o documento diz que “a estrutura criada é completamente independente da edificação antiga” que “não houve dano físico ou estrutural à edificação histórica”.