Sávio Barbosa - Número de jovens que não estudam nem trabalham cresce no país. 

Categorias

Mais Lidas

Número de jovens que não estudam nem trabalham cresce no país. 

Uma realidade triste, que nos envergonha e preocupa, é preciso uma efetivação de luta nestas questões, nossa juventude não pode continua tendo seus direitos perdidos, até porque o que se constata é que esse aumento não é por conta da frequência escolar, mas pelo aumento da desocupação, o número de jovens de 16 a 29 anos que não estudam nem trabalham subiu de 34,2 milhões em 2012 para 41,25 milhões em 2016 o equivalente a 25,8% do total de jovens brasileiros nessa faixa etária. Em quatro anos, esse grupo que ficou conhecido como “nem nem”, aumentou 20,5%.
Isso é o que aponta a Síntese de Indicadores Sociais (SIS) divulgada nesta última sexta-feira (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 
De acordo com a pesquisa, nestes quatro anos, o número de jovens que apenas estudavam; aumentou 3,4 pontos percentuais, número de jovens que apenas trabalhavam; caiu 5 pontos percentuais, número de jovens que estudavam e trabalhavam; caiu 1,5 ponto percentual.
O IBGE destaca ainda, que entre 2012 e 2014 se manteve estável o percentual de jovens que não estudavam nem estavam ocupados. O salto desta população se deu, justamente, entre 2014 e 2016, período que corresponde à crise econômica no Brasil com consequente impacto no mercado de trabalho. 
_________________________________________________
Fonte: G1/ IBGE 
Foto: Internet 
Edição: Blog do Sávio Barbosa