Um fato vem agitando os bastidores do tabuleiro político-eleitoral de Ananindeua, o segundo maior colégio eleitoral do Pará. A questão gira em torno de qual nome irá ocupar a vaga de vice-prefeito na chapa de reeleição de Dr. Daniel Santos, do PSB, o atual mandatário municipal.
Nesse “cabo de guerra” estão o ex-prefeito Manoel Pioneiro (PSDB) e a inexpressiva esposa do deputado estadual Erick Monteiro (também tucano), Giselle Monteiro, filiada ao Podemos, partido que no Pará é comandado pelo senador grileiro Zequinha Marinho.
Vale lembrar que um dos motivos do rompimento entre o governador Helder Barbalho e o prefeito Dr. Daniel Santos foi, justamente, a vaga de vice. O mandatário estadual queria indicar quem iria compor a chapa com o alcaide ananindeuense, como também algumas regalias dentro do governo que Dr. Daniel exigiu de Helder, onde até uma vaga para sua esposa Dra. Alessandra Haber no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).
Pioneiro, considerado um dos gurus políticos de Daniel, bateu o pé e quer ser o vice. Todavia, Erick Monteiro, aliado de primeira ordem do citado gestor, cobra em nome da parceria de ambos, que sua esposa seja a vice. Vale ressaltar que o referido deputado até se retirou da disputa pela prefeitura de Capitão Poço, sua cidade natal, para se concentrar em fazer Giselle vice-prefeita de Ananindeua.
Com a possibilidade de Daniel Santos disputar o Governo do Pará em 2026, todos olham para a cadeira de vice-prefeito, que passou a ser o epicentro do abalo político-eleitoral em Ananindeua. Quem Daniel Santos irá escolher? A depender da decisão, um rompimento político deverá acontecer em um dos lados. A conferir.
Informações: Blog do Branco / Edit: Blog do Sávio Barbosa