Sávio Barbosa - Ordem DeMolay completa um século e recebe homenagem na Alepa.

Categorias

Mais Lidas

Ordem DeMolay completa um século e recebe homenagem na Alepa.

Os 100 anos da Ordem DeMolay foram comemorados com uma Sessão Especial em sua homenagem, na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa). O ocorreu ontem, 18, por iniciativa do deputado Igor Normando. A Ordem DeMolay é formada por jovens com idade entre 12 e 21 anos, que buscam como conceito de vida ensinamentos de sete princípios que se baseiam em virtudes, como amor filial, referência pelas coisas sagradas, cortesia, companheirismo, fidelidade, pureza e patriotismo. Atualmente no Brasil existem 1005 capítulos, que são os locais nos quais se realizam as reuniões da Ordem. Desses 1005, 24 estão localizados no Pará, em 16 municípios espalhados por todas as regiões do Estado.

O autor da Sessão destacou a importância do DeMolay e os objetivos para seguirem os ensinamentos dos bons princípios. 

“ Esse é um  momento importante para os jovens. Minha mensagem aos jovens é para que não percam os bons princípios, para fazer a diferença na vida das pessoas. Os jovens não podem se abster de discussões importantes, mesmo que a política esteja desacreditada, é importante ter a essência e a vontade de mudar. Tem que ver a política como instrumento de transformação da vida das pessoas”, reiterou.

Vários representantes da Ordem estiveram presentes ao evento comemorativo. Dentre eles, o Sereníssimo Grão Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado do Párá, Edilson Araújo. Para ele, os jovens precisam estar bem informados para se apropriarem da informação qualificada.

 “ Eu vejo esses jovens como o futuro da maçonaria e faço aqui um apelo para que estudem com mais profundidade os principais assuntos. A falta de conhecimento de alguns fatos históricos pode fazer com que alguns defendam outros regimes como a ditadura, sendo que o melhor regime é o democrático”, defendeu.     

O jovem DeMolay, Grande Mestre Estadual da Ordem no Pará, Ulysses Cabette, chamou a atenção para que os jovens tenham maior interesse pela política.

“  Os jovens precisam ser mais participativos no processo político. O nosso princípio maior é em prol da sociedade, então sejamos protagonistas para mudar essa realidade”, disse. 

Como forma de reconhecer a atuação do deputado em prol dos jovens e do DeMolay, Igor Normando foi condecorado com a medalha Membro Honorário da Ordem. O parlamentar também condecorou vários representantes DeMolay e da Loja Maçônica com títulos de reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à sociedade.

A programação teve ainda a apresentação da Cerimônia das Velas, momento durante o qual foram destacadas as sete virtudes diretrizes da Ordem. Também houve exibição de um vídeo institucional.

A Ordem – A Ordem DeMolay é a maior organização juvenil do mundo, de fins filosóficos, filantrópicos, e sem fins lucrativos, alicerçada na máxima “Educando-se o jovem, estaremos nos eximindo da tarefa de ter que castigar o adulto”.

Fundada em 18 de março de 1919 em Kansas City, Missouri (EUA), ela tem como objetivo formar jovens de 12 a 21 anos de idade em melhores cidadãos e líderes, com atividades que desenvolvem e fortalecem a personalidade, enfatizando virtudes indispensáveis para a boa conduta social.

Atualmente a Ordem DeMolay está presente em 13 países: Brasil, Estados Unidos, Austrália, Japão, Itália e Alemanha, entre outros, e brevemente deverá funcionar na Inglaterra, França, Índia e Noruega. Além dos Estados Unidos, mais cinco países tem Supremo Conselho próprio, incluindo o Brasil.

Foto/Fonte: Baltazar Costa – AID/Alepa