Belém virou um fictício e atabalhoado canteiro de obras. O pior prefeito de Belém dos últimos tempos quer fazer em poucos meses, a toque de caixa, o que deixou parado em duas gestões nos últimos 8 anos. De uma hora para outra a Seurb resolveu “reformar” calçadas em vários pontos da cidade, quase todas ao mesmo tempo.
O meio-fio é destruído e refeito em tempo recorde. Durante o trabalho, usuários que utilizam ônibus para se locomover são empurrados para o meio da rua, ficando a mercê dos veículos. “Isso é um absurdo. Poderia ter sido feito de maneira mais planejada e não assim, só porque é ano de eleição”, disse um trabalhador que esperava um coletivo na avenida Almirante Barroso.
O mesmo processo ocorre na pavimentação de vias: dezenas estão recebendo asfalto novo nas últimas semanas, mas como a intenção é puramente eleitoreira, o serviço executado é porco e a prefeitura, para variar, faz o serviço incompleto: coloca o asfalto mas não faz a sinalização obrigatória nas vias em vários trechos, causando revolta em moradores, motoristas e pedestres. Não há demarcação da pista exclusiva para ônibus e sem faixa de pedestre, os motoristas não sabem o local limite para brecar os veículos para que os transeuntes possam atravessar quando sinal fecha, e tampouco estão sendo multados por estarem em cima de uma faixa inexistente.