Parece que os dias de Edmilson Rodrigues (PSOL) como prefeito de Belém estão contados. A mais recente pesquisa realizada pelo Instituto Doxa revela um cenário preocupante para o atual prefeito de Belém na disputa pela reeleição. O levantamento indica que ele não apenas está atrás de seus principais adversários no primeiro turno, mas também seria derrotado em qualquer cenário de segundo turno.
Na pesquisa estimulada, o deputado estadual Igor Normando (MDB) e o deputado federal Éder Mauro (PL) aparecem empatados tecnicamente, com 21,2% e 19,2% das intenções de voto, respectivamente. Edmilson Rodrigues ocupa a terceira posição, com apenas 13,8%, o que o coloca em uma situação vulnerável em relação aos seus adversários.
Se tratando de rejeição, o atual prefeito, Edmilson Rodrigues, aparece com 55,8% de eleitores que não votariam mais nele. O deputado federal Eder Mauro aparece com rejeição de 18,4%. Eguchi ficou com uma rejeição de 5,0%. Depois vem Igor Normando com 2,2% de rejeição; Jeferson Lima com 1,7%; Thiago Araújo, 1,1%;Welligta, 0,7%; Raquel Bricio, 0,6% e Italo Abati, 0,5%. Outros 9,8% não rejeitam nenhum dos pré-candidatos; e 4,2% não se manifestaram.
APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO EDMILSON.
O governo do prefeito Edmilson Rodrigues (PSOL) está sendo aprovado por 17,0% dos eleitores de Belém; enquanto sua desaprovação chega a 76,1. Outros 6,9% não se manifestaram.
Além disso, em simulações de segundo turno, o prefeito enfrenta ainda mais dificuldades, com uma alta rejeição que favorece a expressiva quantidade de votos brancos e nulos. Isso sugere que a maioria dos eleitores prefere não votar nele novamente, independentemente de quem seja seu adversário.
A pesquisa foi realizada entre os dias 6 e 10 de agosto de 2024 e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PA) sob o número PA-06890/2024.