Prefeita Patrícia Mendes entrega mais uma nova Escola para Marituba.

Afeto, amizade, harmonia, são alguns dos sentimentos do bem comum presentes no dia a dia da comunidade pertencente à Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Professora Geracina Begot Granhen, bairro São João, em Marituba, que se reuniu na manhã desta quarta-feira, (11), para celebrar juntamente com a Prefeita Patrícia Mendes a reinauguração após um período de cinco meses em que a escola esteve em obras de reforma e ampliação.

A reinauguração da escola Geracina Begot marca a realização de um antigo sonho da comunidade: uma escola dentro dos padrões estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e que proporcione condições dignas para uma educação de qualidade.

Fundada em 2009, o nome da escola homenageia a professora Geracina Begot Granhen, que, por muitos anos, lecionou de forma voluntária no município de Marituba. Durante seu discurso de agradecimento a todos os que trabalharam na obra de reforma e ampliação da escola, a Prefeita Patrícia Mendes, lembrou do trabalho em prol de uma educação transformadora desempenhado pela professora Geracina Begot.

“Hoje nós falamos de uma escola completamente reformada; é o caminho da gestão para a responsabilidade com o erário público. Essa é a marca do nosso trabalho, pois sabemos que é nessa idade ainda na educação infantil e no ensino fundamental que plantamos a semente de esperança na vida das pessoas, semente plantada e cultivada pela professora Geracina Begot na vida de muitos estudantes”, disse.

A escola que iniciou com 8 salas de aula, agora passa a contar com 13 salas. O ambiente escolar destinado à educação infantil que antes tinha cerca 80% das paredes do prédio tomadas pelo mato, e as paredes do prédio destinado ao ensino fundamental menor (1° ano ao 5 ° ano) sem reboco, após as obras de reforma e ampliação passam a ter suas estruturas prediais funcionando de forma adequada no padrão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, recebendo ainda reforma na sala dos professores e administrativas; reforma da cozinha  recuperação e construção de novos banheiros de acordo com a norma brasileira de inclusão; construção de quadra poliesportiva, coberta, para desenvolvimento de atividades físicas e culturais; sala de atendimento educacional especializado; horta que também atenderá a comunidade do bairro São Joao.

“Tudo o que foi construído partiu de um grande sonho, e a maior merecedora de tudo isso é a população que terá muitas historias construídas a partir do compromisso que a gestão tem em garantir politicas publicas, pois era de respeito que a educação de Marituba estava necessitada”, ressaltou sobre o compromisso com a educação, a Secretária Municipal de Educação de Marituba, Eny Leite.

A escola também passa a contar com três grandes diferenciais: sala de música, sala de jogos e instalação do Sistema de Vídeo Monitoramento Inteligente com câmera de reconhecimento facial, algo inédito nas escolas públicas de Marituba, que visa garantir conforto e segurança no ambiente escolar e entorno junto à comunidade local.

Com os olhos rasos d’água (lagrimas), o gestor da escola, Professor Augusto Lima, mais uma vez enfatizou sua gratidão pelo empenho, compromisso e respeito que a educação de Marituba vem recebendo, descrevendo o momento como singular na vida dos moradores do bairro São Joao, em especial dos 680 alunos e 62 servidores da escola.

“Tudo o que foi projetado aqui é para o aprimoramento do saber e a formação de cidadãos que transformarão nossa sociedade. A palavra é gratidão e o desejo de que a comunidade, alunos e servidores, tomem posse deste espaço (escola) que visa proporcionar um futuro promissor na vida de cada estudante”, disse.

O momento contou ainda com a presença de Geni Begot. “Minha mãe foi uma grande defensora da educação”, disse a única filha da professora Geracina Begot que assim como a mãe também exerce a belíssima profissão de professora; presenças dos secretários e vereadores de Marituba; da banda sinfônica do Corpo de Bombeiros do Pará; de uma das moradoras do bairro São Joao com mais idade, Maria Augusta do Nascimento, de 94 anos, e o apoio da Guarda Civil Municipal de Marituba e de policiais do 21° batalhão de Marituba.

Informações ASCOM/PMM | Fotos: Patrik Santos