Prefeito de Santa Maria do Pará é alvo de pedido de cassação por parte do Ministério Público Eleitoral.

O futuro político de Alcir Costa (PSD), atual prefeito de Santa Maria do Pará, e de seu vice, Darlan Wagner (Avante), está nas mãos da Justiça Eleitoral. Ambos foram denunciados pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), que pede a cassação dos mandatos por suspeitas de irregularidades durante a campanha de 2024.

O pedido tem como base uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), apresentada pela coligação “Por Amor a Santa Maria”, representada pelo advogado Pedro Oliveira. A promotora eleitoral da 4ª Zona, Dra. Ione Nakamura, é quem assina o parecer que sustenta a denúncia.

Entre as práticas apontadas, constam abuso de poder econômico e político, coação de servidores e uso indevido da máquina pública — todos considerados ilícitos graves pela promotoria. Com base nas investigações, o MPE pede que os atuais mandatários sejam considerados inelegíveis por oito anos e recebam multa de até R$ 106 mil.

Além disso, o Ministério Público quer que sejam convocadas novas eleições para a escolha de novos gestores no Executivo municipal. Também foi solicitado que o processo seja encaminhado ao MP Estadual, para análise de eventuais crimes e atos de improbidade administrativa.

A decisão caberá à juíza Ana Louise Ramos dos Santos, titular da 4ª Zona Eleitoral. Caso ela acolha o pedido, o município pode ter uma nova disputa nas urnas, após análise de possíveis recursos pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará.