Taxas de criminalidade violenta têm diminuído em municípios que integram a iniciativa Em Frente, Brasil, que conta com a parceria do Ministério da Cidadania. Lançado em setembro, o projeto-piloto já conta com um balanço de resultados positivos, observados até o fim de outubro: foram 321 operações deflagradas, 1.263 pessoas presas e 16,6 toneladas de drogas apreendidas nas cidades de Goiânia (GO), Paulista (PE), São José dos Pinhais (PR), Ananindeua (PA) e Cariacica (ES). Ao todo, 185 mil pessoas foram abordadas. Os dados foram analisados nesta terça-feira (19), em Brasília, durante o Seminário de Apresentação dos Diagnósticos Locais de Segurança, promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, que coordena a ação.
O Prefeito de Ananindeua Manoel Pioneiro, juntamente com o Secretário de Segurança e Defesa Social de Ananindeua Zezinho Lima, representam o município de Ananindeua, um dos municípios que teve um dos melhores resultados do programa, onde em dados obteve uma redução de 73% da criminalidade. Participam também na comitiva o Secretário de Estado de Cidadania, Ricardo Balestreri e o Secretário de Administração de Ananindeua Carlos Amílcar
De acordo com o Secretário de Segurança e Defesa Social de Ananindeua Zezinho Lima, este é um projeto estratégico e prioritário. Para ele, a área social é essencial para o sucesso da ação. “Para nós, é uma satisfação vermos estes resultados e estar atuando de forma integrada com as demais forças de segurança. A área social é imprescindível neste projeto pois não há como fazermos segurança pública apenas com policiamento na rua”, avaliou.
“Em Frente, Brasil”
O programa “Em Frente, Brasil”propõe uma nova estrutura para as políticas públicas de Estado direcionadas ao combate da criminalidade violenta. Com foco nos territórios, a iniciativa funciona a partir da implementação de soluções customizadas às realidades regionais. O projeto-piloto conta com ações em cinco cidades: Ananindeua (PA), Cariacica (ES), Goiânia (GO), Paulista (PE) e São José dos Pinhais (PR).
A proposta alia medidas de segurança pública a ações sociais e econômicas, promovendo a transformação das realidades socioeconômicas das regiões por meio da cooperação e da integração – obtidas pelas parcerias firmadas entre governo federal com estados e municípios. No âmbito da União, fazem parte do projeto-piloto os ministérios da Justiça e Segurança Pública; da Cidadania; da Mulher, Família e Direitos Humanos; da Economia; da Saúde; do Desenvolvimento Regional; e da Educação, além da Casa Civil, da Secretaria de Governo, e da Secretaria-Geral da Presidência da República. No caso de governos estaduais e municipais, participam da ação as secretarias com simetria aos ministérios envolvidos.