O Instituto Doxa divulgou essa semana a sua oitava pesquisa sobre a corrida eleitoral em Belém. Nesta divulgação, é possível identificar a performance dos candidatos que pretendem disputar o pleito municipal em 2024.
Em relação ao cenário administrativo, de acordo com o eleitor belenense, permanece a desaprovação em alta do atual prefeito. Na caminhada eleitoral, Edmilson Rodrigues (PSOL) continua com grande rejeição.
A pesquisa foi realizada no período de 27 a 30 de novembro, em todos os distritos administrativos de Belém com uma amostra de 800 entrevistas.
AVALIAÇÃO CONCEITUAL GOVERNO EDMILSON
Doxa perguntou “qual a avaliação que você faz do governo do prefeito Edmilson Rodrigues?”. O resultado mostra uma avaliação positiva de 9,3% (somatória de bom e excelente). Já a avaliação negativa chega a 74,6% (somatória de péssimo e ruim). A avaliação regular ficou em 15,7%
APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO EDMILSON
Segundo as oito pesquisas do Doxa, em janeiro o governo de Edmilson tinha uma aprovação de 19%; já em março essa aprovação foi para 27%; em maio caiu para 23%, em junho manteve-se no mesmo patamar de maio; em agosto cai para 22,1%; em setembro cai para 16,0%. Na sétima pesquisa a aprovação permanece com o mesmo percentual do mês de setembro. Agora, nesta oitava há uma subida na aprovação de 2 pontos percentuais, chegando a 18,0%.
Quanto à desaprovação, em janeiro na primeira pesquisa, 77% dos belenenses desaprovavam o governo de Edmilson; em março caiu para 69%. Já em maio subiu para 72%. Na quarta pesquisa, a sua desaprovação foi para 70%. Em agosto foi para 73,0%. Em setembro, subiu para 79,8%. Na sétima pesquisa a desaprovação manteve-se no mesmo patamar do mês de setembro, com uma leve queda de oito décimos. Agora, na oitava pesquisa, a queda foi de 4 décimos, estacionando em 78,6%.
ESPONTÂNEA: JOGO SUCESSÓRIO CONTINUA ABERTO EM BELÉM
Na questão espontânea, a pesquisa mostra que ainda é muito grande o número de eleitores que não sabem em quem votar ou que pretendem anular o voto. Esses eleitores chegam a somar 77,0%. Os nomes que se destacam são: Zeca Pirão, 6,8%; Edmilson Rodrigues, 4,7%; Eder Mauro, 3,4%; Eguchi, 2,8%; Thiago Araújo 2,1; Igor Normando, 1,1%. Os demais nomes citados aparecem com menos de 1% de intenção de voto.
ESTIMULADA: ZECA PIRÃO VOLTA A LIDERAR A PESQUISA
Nas questões estimuladas, Doxa construiu quatro cenários para melhor avaliar o desempenho de candidatos:
PRIMEIRO CENÁRIO
O MDB participa com o deputado estadual Zeca Pirão com os demais pré-candidatos. Neste cenário, Pirão vem em primeiro lugar, aparecendo com 17,2% de intenções de voto. Em segundo lugar vem Eguchi com 12,8%; depois aparece o deputado federal, Eder Mauro, 12,4%. O atual prefeito, Edmilson Rodrigues, é o quarto colocado com 10,7%. O deputado estadual Thiago Araújo se destaca com 7,8%, seguido por Igor Normando, 7,3%. O deputado estadual Bordalo obteve 2,3% de intenções de voto. Em último lugar vem o pré-candidato do Novo, Italo Abati com 0,9%. Os votos flutuantes somam 28,7%.
SEGUNDO CENÁRIO
No segundo cenário, Doxa testou os nomes da secretária de Cultura, Úrsula Vidal e do senador Beto Faro. Aqui Eguchi vem em primeiro, com 12,5%, seguido por Eder Mauro, 12,1%. Edmilson Rodrigues aparece em terceiro lugar com 10,4%. Úrsula é a quarta colocada com 9,4%. Igor Normando é o quinto colocado com 7,6%; Thiago Araújo vem logo em seguida com 7,3%. O senador Beto Faro aparece com 2,9%. O professor Italo Abati permanece com 0,9%. Os votos brancos nulos e indecisos 36,9%.
TERCEIRO CENÁRIO
Doxa testou o deputado federal Priante, MDB. Nesse cenário, Eder Mauro e Eguchi ficam literalmente empatados em 13,8%. Depois vem o prefeito Edmilson Rodrigues com 10,9%. Igor Normando vem com 7,2%, seguido por Thiago Araújo, 6,9%. O deputado federal Priante aparece com 5,9%. Beto Faro vem com 2,9% e Italo Abati com 0,9%. Os votos brancos, nulos e indecisos chegam a 37,8%.
QUARTO CENÁRIO
Neste quarto e último cenário Doxa testou o nome da deputada federal Alessandra Haber, MDB. Eder Mauro e Eguchi permanecem em primeiro lugar, empatados tecnicamente, 12,6% e 12,4%, respectivamente. Edmilson ficou com 10,9%; Igor Normando com 7,9%. A deputada Alessandra obteve 4,6% de intenções de voto. Italo Abati chegou a 1,5%. Os votos brancos, nulos e indecisos somam 46,4%.
QUEM O ELEITOR NÃO VOTARIA DE JEITO NENHUM PARA PREFEITO DE BELÉM
Quando se trata de rejeição, o atual prefeito, Edmilson Rodrigues, é o mais rejeitado, aparecendo com 58,6% de eleitores que não votariam nele de jeito nenhum. Eder Mauro é o segundo mais rejeitado, aparecendo com 10,6%; depois vem Zeca Pirão com 3,4%. Eguchi é rejeitado por 2,8% dos eleitores de Belém; Os demais tem rejeição abaixo de 1%. Outros 17,6% não rejeitam nenhum dos candidatos e 5,4% não opinaram.
Informações: Instituto Doxa