A Prefeitura de Ananindeua entregou na última sexta-feira (07), após 30 dias em obras, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Pedreirinha totalmente reformada. A UBS construída há 13 anos e que atende mensalmente mais de 18 mil famílias, agora passa a garantir um ambiente mais humanizado e um espaço com melhores estruturas para atender a população. O prefeito Doutor Daniel e a secretária municipal de Saúde, Dayane Lima haviam assinado a ordem de serviço da obra no dia 07 de abril, Dia Mundial da Saúde.
“Houve uma mudança muito significativa, não só para os funcionários, pois você tendo um ambiente totalmente estruturado há um estimulo para o trabalho, principalmente para a população que é merecedora de chegar em um ambiente acolhedor e principalmente humano, pois a humanização é tudo. Nós, funcionários somos o amor da vida de alguém, assim como os nossos pacientes que quando chegam aqui temos que tratá-los como se fossem membros da nossa família, pois eles são o amor da vida de alguém. Se eles procuram por atendimento é por que estão necessitando de um auxilio, de uma orientação, as vezes apenas de uma palavra amiga ou de conforto”, é o que relata Helida Barra, enfermeira no município de Ananindeua há 15 anos, sendo sete deles na UBS Pedreirinha, a obra de reforma representa muito para servidores e para a população.
A UBS Pedreirinha oferta a população de Ananindeua os serviços de imunização, PCCU, curativos, atendimento clínico, odontológico e de enfermagem. Dispõe ainda de farmácia básica e o exame PPD, que auxilia no diagnóstico da tuberculose. A Unidade atende também, mulheres com pré-natal, os grupos de pessoas com hipertensão, diabetes, hanseníase, entre outros. Atualmente a UBS conta com três equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF).
Para o prefeito, Doutor Daniel Santos, poder garantir a entrega de mais uma Unidade Básica de Saúde é motivo de muita felicidade. De janeiro até agora, a Prefeitura já inaugurou três UBS totalmente reformadas e está realizando obra de reforma em outras cinco UBS. “Estamos conseguindo garantir em nossas Unidades a humanização, carinho e qualidade. Sou médico e eu sei o quanto um espaço adequado para o funcionário trabalhar é importante e estamos oferecendo este espaço para os nossos servidores”, afirmou o gestor.
As Unidades que estão em reforma são: UBS Nova Águas Lindas, UBS Icuí, UBS Águas Brancas, UBS Heliolândia Rural e UBS Cidade Nova. As obras devem ser entregues em até 30 dias. Ao todo, mais de 82 mil pessoas serão beneficiar com as Unidades totalmente reformadas.
A estratégia da prefeitura é se estruturar e ter Unidades adequadas para um melhor atendimento. “Precisamos pensar que vivemos em uma pandemia e agora o prioritário é o combate a Covid-19, abertura de leitos, vacinação, identificação dos pacientes, mas precisamos nos preparar para um segundo momento, que depende também, da requalificação das nossas Unidades Básicas de Saúde para que a gente possa ter um local adequado para o paciente ser atendido”, finalizou o prefeito de Ananindeua, Doutor Daniel.
Informações Comus/PMA | Fotos: Leandro Santana