Sávio Barbosa - Prefeitura de Ananindeua lança ambiente virtual de aprendizagem.

Categorias

Mais Lidas

Prefeitura de Ananindeua lança ambiente virtual de aprendizagem.

Alunos da Rede Municipal de Ensino de Ananindeua contam com uma nova ferramenta no processo de aprendizagem: “A plataforma Educa Ananindeua”. O lançamento da ferramenta é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Ananindeua, através da Secretaria de Educação, e a Fundação Guamá, organização gestora do Parque de Ciência e Tecnologia (PCT).

‘’É mais um passo. Mais uma ferramenta que estamos dando para que os nossos alunos tenham acesso à educação, além dos materiais impressos distribuídos. Como cerca de 13 mil alunos não tem acesso a internet, vamos lançar o Educa Ananindeua na Tv, onde os alunos terão aulas pela tv aberta”, reforça o prefeito.

“O ano letivo começou no início de abril, com o acolhimento dos alunos e em seguida, com a formação de grupos digitais. Hoje lançamos mais uma ferramenta que vai dar suporte a Educação na Rede Municipal., disse a Secretária de Educação, Leila Freire.

A plataforma educa Ananindeua propõe estabelecer ações colaborativas entre professores, por meio de formação continuada e acompanhamento individual de alunos da Rede Municipal de Ensino de Ananindeua, utilizando a tecnologia.
No ambiente, será possível acompanhar todo o processo de aprendizagem por parte do aluno, através de atividades e aulas de vídeo, formação continuada de professores e aulas preparatórias para o ENEM.


Em tempos de pandemia, onde as aulas acontecem de forma remota,a ferramenta é um grande avanço no suporte à Educação. “No Brasil inteiro, há um movimento de reconhecer que o ensino não vai ser mais o mesmo e há um caminho para pleitear uma rota no ensino híbrido. A vantagem do ensino a distância é do aluno em qualquer momento, no seu próprio tempo, assistir as aulas e rever tudo.Essa plataforma tem total característica para se adaptar a isso”. disse Yuri Santiago, PHD em Tecnologia Educacional.

Atualmente, a Rede de Ensino Municipal conta com 85 Escolas – 11 atendem creches – e 20 anexos. O Sistema de Ensino de Ananindeua estende-se aos níveis de ensino de Educação Infantil (creche e pré-escola), ensino Fundamental anos iniciais e anos finais, e da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA). Neste ano letivo, mais de 38 mil alunos estão matriculados.

Informações Comus/PMA