Prefeitura de Belém apresenta protocolo de segurança às escolas; acesse texto na íntegra.

Debates sobre as medidas de segurança nas escolas estão cada vez mais ampliados nas instituições de ensino municipal. Na manhã da última quinta-feira, (20) Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria de Educação (Semec) e Guarda Municipal (GMB) conversaram com os alunos do Liceu de Artes Mestre Raimundo Cardoso, no distrito de Icoaraci, e da Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental do Satélite (Emeif) sobre o Protocolo de Segurança para tranquilizar as comunidades escolares.

Desde o dia 11 de abril, quando foi lançado o Protocolo de Segurança pela Prefeitura de Belém, para intensificar a segurança preventiva nas escolas municipais vários encontros vêm ocorrendo nas instituições de ensino do município.

Por essa razão, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues; a titular da Semec, Araceli Lemos; e o inspetor-geral, Joel Monteiro, visitaram os prédios escolares para conversar com os pais, alunos e trabalhadores da educação.

Escola Liceu das Artes – O Executivo Municipal visitou todo o espaço escolar e destacou aos estudantes a importância de garantir a segurança do local com o auxílio dos guardas municipais e da Polícia Militar.

O prefeito conheceu os projetos culturais desenvolvidos na instituição. “Que vocês tenham muito sucesso na escola. É um momento importante encontrar vocês aqui, para nos ajudar a construir a cultura de paz neste ambiente de aquisição de conhecimento”, disse o prefeito ao conversar com os alunos.

Eliete Maria Viera, de 51 anos, avó de uma estudante do Liceu de Artes, diz sentir-se mais leve ao ver a gestão municipal preocupada em garantir a segurança. “Gera um certo alívio aos familiares dos alunos. Vejo uma melhor evolução escolar da minha neta, que está se sentindo mais segura aqui e a nossa família também”.

A partir das medidas de segurança tomadas pela Prefeitura, há um maior controle de entrada e saída de alunos, professores e funcionários do Liceu de Artes, o que se repete em outras instituições de ensino do município. Além disso,  é exigida a identificação com documento dos responsáveis e com foto.

“Nós temos uma parceria muito legal com a Guarda Municipal de Belém e Polícia Militar. E estamos com uma equipe de servidores preparados para combater as fakes news (notícias falsas) e qualquer situação que traga risco à nossa comunidade escolar”, informou a diretora do Liceu de Artes, Thayane Cid.

Emeif Satélite –  Já na Escola de Educação Infantil o Satélite, além do bate-papo sobre segurança com a comunidade escolar, o prefeito de Belém participou de atividades culturais, junto aos alunos, pais de alunos e professores.

“Eu me sinto muito segura nesta escola, porque observo esse clima dentro e ao redor da escola. Vejo que a entrada e saída das crianças no prédio monitorados é um bom exemplo de zelar pela segurança. Hoje, fico satisfeita com o meu filho dizer que se sente muito seguro dentro da escola e isso pra gente, que é mãe, traz muita tranquilidade”, observou Katyanne Menezes, mãe do estudantes Rafael, de 8 anos, e Miguel do Nascimento, de 3 anos.

Protocolo se segurança – Foi lançado no dia 11 deste mês, após uma reunião no Gabinete Municipal, por causa de ameaças e ataques de violência a alunos e profissionais da educação em instituições de ensino em várias partes do País, incluindo no Pará.

O objetivo das medidas preventivas de segurança pontuadas no protocolo é orientar toda a comunidade escolar sobre como agir em situações dessa natureza.

Diante do cenário de violência registrado nas escolas brasileiras, a Prefeitura de Belém aumentou as rondas da Guarda Municipal durante os horários de entrada e saída dos alunos, visando a garantir a preservação da ordem e, principalmente, a proteção dos estudantes e profissionais da rede municipal de educação.

A Guarda, por sua vez, reforçou o patrulhamento por meio de motos e viaturas no entorno das escolas, circulação de guardas municipais na área interna da eacola e salas de aula.

• Acesse o Protocolo. Clique AQUI.

Por Joyce Assunção- Agência Pará