Presidente francês Macron se encontra com Lula e Helder em Belém para discutir COP 30 e parcerias.

As mudanças climáticas são uma problema urgente para o mundo, e não se pode discutir formas de enfrentar essa questão sem pensar na Amazônia. Este é um dos motivos pelo qual a COP 30, maior evento climático do mundo, será realizada em Belém no próximo ano, a primeira vez na região.

De olho neste evento, diversos países já realizam mobilizações para discutir parcerias, projetos e alianças para reduzir os danos causados pelas questão do clima. Um deles é a França, cujo presidente, Emmanuel Macron, cumprirá agenda em Belém no próximo mês, onde se encontrará com o governador Helder Barbalho e o presidente Lula.

A capital paraense é a primeira parada do presidente francês, no dia 26 de março, que ainda visitará outras três cidades brasileiras. Em Belém, Macron deverá discutir com Helder Barbalho e Lula a realização da COP 30 e projetos para a Amazônia. A expectativa é que ele assine com o presidente brasileiro um acordo de cooperação focado em bioeconomia a região.

No último sábado (24), o embaixador francês Emmanuel Lenain se reuniu com Helder barbalho e a vice-governadora Hana Ghassan para discutir a organização da visita de Macron.

Lenain também visitou no domingo (25) a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) para discutir outras parcerias e verificar a possibilidade da instituição um evento com lideranças indígenas durante a visita de Macron.

AGENDA

Após Belém, Macron ainda deverá visitar a cidade de Itajaí, onde irá conhecer o mais moderno projeto naval em desenvolvimento no país. Depois disso, o francês deverá cumprir agenda ainda em São Paulo e Brasília.

Por DOL |