O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, juntamente com o Ministro das Cidades, Jader Filho, participaram nesta quarta-feira (10) do anúncio da seleção do MCMV (Minha Casa, Minha Vida) nas modalidades Rural e Entidades. Serão cerca de 112 mil unidades habitacionais, sendo 75.000 moradias para a modalidade Rural e 37.000 para a categoria Entidades.
O investimento previsto para ambas modalidades é de R$ 11,6 bilhões e vai beneficiar mais de 440 mil pessoas. As habitações vão beneficiar mulheres chefes de família, comunidades quilombolas, indígenas e famílias que vivem em áreas de risco.
O Minha Casa, Minha Vida Rural, depois da recriação do programa em 2023, foi ampliado para atender famílias em área rural. A nova modalidade agora inclui a possibilidade de que, além da construção de novas unidades, sejam realizadas melhorias nas moradias existentes.
“No começo, havia muita gente que tinha dúvidas se as entidades teriam condições de construir casa. Muita gente dentro do governo […] E nós vencemos esse preconceito”, disse Lula.
Já o MCMV Entidades visa a conceder o financiamento subsidiado a famílias organizadas por meio de entidades privadas sem fins lucrativos para produção de unidades habitacionais urbanas, com recursos do FDS (Fundo de Desenvolvimento Social). O público alvo são famílias com renda mensal de até R$ 2.640.
Em sua fala, o Ministro Jader Filho disse que as casas da modalidade Entidade tem mais qualidade do que as construídas por grandes construtoras. “Eu tenho falado com cada um dos movimentos sobre a qualidade superior da construção quando é feita pelas entidades. Sem nenhum preconceito quando é feito pelas construtoras, mas é um reconhecimento que eu faço. O Minha Casa, Minha Vida Entidades feito por vocês [integrantes de entidades presentes no evento] é melhor”, afirmou.
Informações: Governo Federal | Fotos: Ricardo Stuckert