A Defensoria Pública do Estado do Pará, apresentou para a deputada federal Elcione Barbalho na tarde desta segunda-feira (01), dois projetos voltados para direito e proteção das mulheres. O projeto: “Defensoria Por Elas”, que tem por objetivo, efetivar a garantia da mulher em situação de violência doméstica e familiar prevista na Lei Maria da Penha, como o acesso à informação clara e eficiente sobre os mecanismos para obter a proteção e assistência previstas na legislação, livre de processos de violência institucional e revitimização dentro do próprio sistema de justiça e a obtenção dos documentos necessários ao exercício de seus direitos – certidão de nascimento, RG, CPF, carteira de trabalho, etc.
E o projeto “Eles por Elas”, também como um meio de apoio às mulheres, tem o objetivo de construir novas mentalidades, valores e sentidos à figura feminina, transformar a masculinidade hegemônica para uma masculinidade saudável, gerar relações simétricas entre homens e mulheres e possibilitar atendimento aos homens acusados e condenados da prática de violência doméstica e familiar contra a mulher, de forma a contribuir com a erradicação da violência.
A deputada conheceu os projetos através de uma reunião solicitada pela Defensoria que contou com a participação do Defensor público geral João Paulo Lédo, a subdefensora Mônica Belém, e os defensores públicos Luciana Filizzola, Larissa Machado, Fábio Rangel e Larissa Beltrão.
Segundo o Defensor Público Geral do Estado, João Paulo Lédo, a parlamentar é referência nacional nessa luta, e a i instituição tem se inspirado no trabalho da deputada para realizar a ampliação desses serviços. “Lançaremos o projeto Defensoria Por Elas – voltado especificamente para a orientação, prevenção e combate à violência contra mulher. Serão capacitações para chegar mais longe”; afirmou o defensor .
Durante a reunião, diversos temos foram discutidos, entre eles: a relação de gênero, a violência doméstica e familiar, as consequências psicológicas que a violência causa para todos na família que vive essa situação, e estratégias para enfrentamento da violência contra a mulher.
“ Me sinto agradecida por esse convite de reconhecimento, pois sempre procurei trabalhar em favor de políticas públicas para mulheres, e a cada ano que passa, podemos somar forças com organizações e instituições, e avançar no debate de garantia de direitos às mulheres, e o no combate à violência. Esse assunto deve ser debatido todos os dias do ano, mas, durante este mês de Março, conhecido como mês das mulheres, vamos intensificar as ações e fortalecer a causa, porque juntos, somos mais fortes. “ Disse a deputada durante sua fala na reunião.