O Instituto Ercília Nicodemos que tem como madrinha a deputada Renilce Nicodemos (MDB) já alcançou mais de 120 municípios do Pará. A deputada percorreu juntamente com o Instituto Ercília Nicodemos diversos municípios levando ações de saúde e cidadania desde o início do seu mandato de deputada estadual. Após realizar as ações do projeto “Saúde na Comunidade”, a deputada voltava aos municípios para entregar óculos e enxovais do projeto Enxoval Solidário para mulheres grávidas.
Saúde na Comunidade – Projeto idealizado pela deputada Renilce Nicodemos é realizado pelo Instituto Ercília Nicodemos, com incentivo do Governo do Estado e apoio da Fundação ParáPaz e Polícia Civil. Com ações na área da Saúde – atendimentos com exame de vista, clínico geral, ginecologista, psicólogo e testes rápidos – e da Cidadania – com emissão de RG, carteira de trabalho e atendimento jurídico.
“O maior desafio que uma mulher como eu, que estou na política, é seguir diante da ausência de mulheres na política e o machismo estrutural que, infelizmente, impera neste seguimento. Mas não desisto. Sigo firme, representando a força da mulher paraense, levando políticas públicas a todos, encurtando a distância dos atendimentos e transformando vidas pelos 144 municípios do grandioso Pará”, destaca Renilce Nicodemos.
A deputada estadual, Renilce Nicodemos, lançou a sua pré-candidatura à vaga de deputada federal e nos bastidores já se cogita de ser uma das mais votadas do Pará devido seu trabalho de expansão por diversos municípios.
Em sua primeira candidatura, em 2018, a parlamentar foi eleita com cerca de 50 mil votos. Mãe, esposa, empresária, secretária de esporte e lazer por sete anos, Renilce é chamada por seus seguidores, como a força da mulher paraense e a parlamentar que não para.
A luta pelas mulheres, pelos jovens e idosos, comunidade LGBTQIA+ são algumas das suas principais pautas. Projetos e ações sociais que buscam estreitar os laços com a população apresentando os trabalhos e o orçamento utilizado pelo mandato, bem como ouvir as demandas dos cidadãos e cidadãs que residem na cidade são resultado da luta política que atravessa a história de Renilce bem antes de sua entrada na vida pública enquanto parlamentar.