As ações do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben) vão além das obras de saneamento e urbanização. A iniciativa da Prefeitura de Belém, sob a administração do Prefeito Edmilson Rodrigues (PSOL) realiza atividades que beneficiarão 300 mil moradores dos bairros de São Brás, Cremação, Condor, Guamá, Jurunas e Cidade Velha, localizados nas bacias hidrográficas da Estrada Nova e do Una. A educação social é uma delas. Muitas comunidades já receberam uma gama de oficinas, que incluem o reaproveitamento e produção de alimentos, ações de reciclagem e capacitação tecnológica.
O coordenador-geral do Promaben, Rodrigo Rodrigues, explica que as obras e serviços do Programa visam a participação da comunidade, integrando eixos como infraestrutura e educação.
“O Promaben potencializa o ideal de que grandes obras de infraestrutura sem a participação social não têm efeito positivo sobre a vida na cidade. Todos os serviços do Programa visam a educação ambiental da comunidade e a capacitação desse público para que a fiscalização seja exercida diretamente pelas comunidades beneficiadas”, destaca.
Para o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, o programa tem grande importância para a cidade, não só na questão ambiental, mas, também na saúde, no saneamento, turismo e no bem-estar da população. “Essas obras e serviços são solucionar um problema que existem há anos nessa região”, afirma Edmilson Rodrigues.
O Promaben é uma iniciativa da Prefeitura de Belém, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Os componentes do Programa propõem como principal medida a criação e implementação de mecanismos que garantam a participação social do Governo Municipal, população beneficiada e sociedade em geral.
Informações: Agência Belém