Servidores da SEMOB protestam em frente à SEMAD e Vereadora Silvia Letícia denuncia a falta de efetivo de agentes de trânsito em Belém.

Na manhã desta terça-feira (24), agentes de trânsito e outros funcionários da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (SEMOB) realizaram um protesto em frente à Secretaria Municipal de Administração (SEMAD) em Belém, reivindicando o cumprimento de um acordo firmado com servidores no primeiro semestre deste ano, colocando a Prefeitura diante de uma situação delicada.

“A construção do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) da categoria é uma das principais demandas dos servidores, cuja proposta deveria ter sido encaminhada à Câmara Municipal pelo prefeito Edmilson. Além disso, a realização de concurso público é urgente, considerando que a SEMOB conta apenas com 130 agentes de trânsito e menos de 100 deles ativos nas ruas para atender toda a capital. O reduzido efetivo sobrecarrega os servidores existentes e causa caos no trânsito da cidade. É essencial mudar essa situação, que impacta a saúde dos servidores do trânsito de Belém, prejudicando suas famílias e toda a população”, afirmou a Vereadora Professora Silvia Letícia, que tem apoiado a luta dos servidores.

Após três horas de protesto e interdição parcial da Avenida Almirante Barroso, a SEMOB e a SEMAD se recusaram a receber uma comissão de servidores para discutir suas reivindicações. Em assembleia, os servidores decidiram dar continuidade à mobilização na próxima quinta-feira (26), em local a ser definido pelo SintBel (Sindicato da categoria).

“É inaceitável que a prefeitura se recuse a negociar com o sindicato dos servidores. O Executivo, além de não cumprir com suas promessas feitas nas negociações, agora se nega a dialogar com os trabalhadores. A insatisfação dos servidores é evidente. O Prefeito Edmilson, ao longo de seu mandato, não reuniu com nenhum dos sindicatos e associações de servidores para discutir questões básicas, como as condições de trabalho”, concluiu a Vereadora Professora Silvia Letícia, representante dos servidores públicos na Câmara Municipal.