Sávio Barbosa - Susipe e Faepa discutem parceria para reinserção social de detentos.

Categorias

Mais Lidas

Susipe e Faepa discutem parceria para reinserção social de detentos.

A Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe) e a Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Pará (Faepa) estudam a possibilidade de parcerias para ações de reinserção social com detentos. O secretário Extraordinário de Estado para Assuntos Penitenciários, Jarbas Vasconcelos, recebeu na manhã desta terça (30), a diretoria da federação, para tratar sobre o assunto.

O secretário apresentou na reunião o projeto de reestruturação da Colônia Penal Agrícola de Santa Izabel (Cpasi) e melhorias nos projetos de agricultura família, para investir na capacitação e geração de emprego e renda aos detentos custodiados na unidade prisional.

“A ideia é construir um termo de referência para transformar os espaços prisionais em unidades produtivas. A mão de obra carcerária custa três quartos de um salário mínimo, é muito mais barato para o empresário. Queria que a Faepa fosse nossa parceira para que a Colônia Penal Agrícola de Santa Izabel se torne uma unidade referência de produção da agricultura e pecuária no Estado, com o uso da mão de obra carcerária”, propôs o secretário, que ainda garantiu investimentos públicos para preparar a unidade prisional.

“Já temos R$ 7 milhões para a construção de blocos carcerários na Colônia e uma área para suinocultura. Vamos reconstruir o galpão da marcenaria, teremos uma central de negócios, queremos reativar a padaria, vamos construir a fábrica de artefatos de concreto. Temos os produtos e os trabalhadores só está faltando empresário para gerenciar esse processo. Isso é uma sugestão, podemos adaptar o projeto para o interesse da iniciativa privada. Queremos fazer um convênio com a Faepa, para indicar empresas e investidores. Vamos construir juntos”, sugere o secretário.

O superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) no Pará, Walter Cardoso, assegurou que a parceria na capacitação dos internos para o mercado agrícola estará garantida. “O sistema Faepa/Senar já tem uma atuação muito significativa com o sistema penal, vejo que precisamos fortalecer essa parceria. Temos metas a cumprir e os nossos cursos trazem retorno imediato para o interno e para a Susipe”, disse.

Segundo Walter, o compromisso do Senar é a capacitação. “Isso é fundamental para a reinserção. Vamos renovar nosso desejo de reativar essa parceria e focar na preparação dos internos para atuarem com a iniciativa privada”, garantiu o superintendente.

O presidente da Faepa, Carlos Xavier, garante que a parceria com o sistema penal vai continuar. “Já temos uma parceria de mais de 15 anos com a Susipe, oferecendo cursos através do Senar e tenho algumas sugestões para a Colônia Penal Agrícola de Santa Izabel. Podemos melhorar o projeto da suinocultura, utilizando uma ração regional mais barata, por exemplo. Vamos agendar uma visitar à Fazenda Esperança, em Mosqueiro, que tem uma experiência muito boa com hidroponia”, citou.

Carlos acredita que é possível usar a parceria com a secretaria, dando atenção especial também a piscicultura. “A marcenaria é um outro caminho para se investir no fortalecimento do trabalho dos internos da Colônia. Temos muitas ideias e propostas pra fortalecer essa parceria. Agora vamos formar um grupo de trabalho para analisar a viabilidade econômica dessa parceria e iniciar os trabalhos”, concluiu o presidente da Federação.

Foto/Fonte: Comus/Susipe