Os bastidores político em Tucuruí estão pulsante para as eleições de 2020. Os grupos políticos já começam a se organizar. Mesmo com o terrível episódio cruel do assassinato do Prefeito Jones William. O vice, Artur Brito assumiu, mas o município teve momentos conturbados onde o vice foi afastado, por ser acusado como principal mandante da morte de Jones, mas ele voltou assumir a Prefeitura. Hoje, a realidade no município é de um clima de insatisfação muito grande em relação à administração de Artur Brito.
Hoje surge um nome de peso e força política, devido sua história limpa e de trabalho. Um jovem empresário de sucesso e promissor. Alexandre Siqueira, nascido em Tucuruí, casado com Andreia Siqueira, pai de dois filhos, um empreendedor que gera muitos empregos na região, filiado ao MDB e pré candidato a prefeito de Tucuruí, atualmente é Diretor geral da Radio Energia FM e tem se destacado com ações voltadas a Comunidade mais carente do municipío. Alexandre, foi coordenador da campanha vitoriosa do governador Helder Barbalho. E hoje lidera as pesquisas na cidade.
Hoje é uma das pessoas de maior confiança e apreço do atual governador. Muito bem relacionado e que já vem saindo na frente, devido a sua composição de força e aglutinação. O desgaste da atual administração desastrosa na cidade, refletirá muito no pleito, a situação deles é tão crítica, que quem for lançado correrá grande risco eleitoral. No grupo de Sancler também há um desgaste muito grande, devido está inelegível e recentemente ter sido condenado pela Justiça Federal.
O atual governador tem uma das maiores aprovação na região e município, sabendo disso, deverá vim como um “trator” para fazer vencer o seu escolhido para disputar a Prefeitura na cidade. Jairo Holanda se lançou pré-candidato na expectativa de alcançar um resultado melhor, tendo e vista que ficou em segundo lugar na eleição passada. Mas com todo esse desgate de Sancler e a rejeição do atual grupo político que administra a cidade. Compreende a tendência de crescimento de Alexandre, deverá até sair do PSDB e poderá compor na mesma chapa.
Tucuruí, precisa de um prefeito unificado e alinhado com o governo Estadual, para que efetivamente as ações de mudança e a volta do crescimento da cidade. Hoje nesse cenário de aglutinação o melhor nome pra agregar e unificar as forças será de Alexandre Siqueira. Em uma análise coerente, não se pode ver um outro nome melhor até então, para que de fato possa contribuir com o projeto de mudança no estado e na cidade de Tucuruí.